O Esporte Clube Vitória tem a terceira melhor defesa do Campeonato Brasileiro da Série B 2023, com 26 gols sofridos, atrás apenas de Vila Nova (23) e Guarani (25), porém, das 33 rodadas disputadas até aqui, a defesa do Leão não foi vazada em 18 delas, ou seja, 54% dos jogos, o que estabelece um recorde para Lucas Arcanjo, que se torna o goleiro com mais partidas sem sofrer gol na história da Segundona. O arqueiro ficou de fora de apenas um jogo do Rubro-Negro na competição.
Na atual temporada, Lucas Arcanjo disputou 43 jogos, e além de se destacar debaixo das traves com defesas providenciais, que decidiram jogos para o Vitória, o goleiro também tem duas assistências na competição, nas partidas contra Botafogo-SP e Atlético-GO.
Natural de Miguel Calmon (BA), Lucas Willians Assis Arcanjo é cria das divisões de base do Esporte Clube Vitória. Ele estreou pelos profissionais em 2019, em jogo contra o São Bento, pelo Campeonato Brasileiro da Série B, mas só começou a ter mais oportunidades a partir de 2021, quando assumiu a titularidade e disputou 47 jogos no ano. Em 2022, perdeu espaço, mas voltou a ser titular em 2023, se tornando um dos destaques da equipe. Ao todo, o arqueiro já disputou 122 jogos pelo Rubro-Negro Baiano. Seu contrato com o Leão vai até 2026.
Em entrevista recentemente, o técnico Léo Condé falou sobre o equilíbrio do sistema defensivo do Vitória. “A competição inteira o Vitória foi equilibrado, tirando aquela situação que foi uma fatalidade (goleada por 6 a 0 sofrida diante do CRB). O Vitória sempre se mostrou equilibrado. Aquilo foi um fato isolado. Mas a gente continuou mantendo o que vinha sendo feito antes. Com o andar dos jogos, os atletas vão se conhecendo mais e você vai ficando mais consistente”, disse Léo Condé.