O Esporte Clube Vitória está muito próximo de sacramentar o retorno à elite do futebol nacional, que é o principal objetivo do clube na temporada. No entanto, além do acesso, o torcedor também está entusiasmado com a possibilidade da conquista do título, que garantiria a vaga do time rubro-negro na 3ª fase da Copa do Brasil de 2024. Vale lembrar que por não ter se classificado à semifinal do Baianão, o Vitória não disputará a Copa do Brasil no próximo ano, apenas se for campeão da Segundona.
O Vitória é o líder da Série B, com 58 pontos, quatro acima do vice-líder Sport, e sete pontos acima do 5º colocado. Em entrevista à TVE Bahia, o presidente Fábio Mota pregou pés no chão pela busca do título e frisou que o primeiro objetivo é conquistar o acesso.
“A gente trata com os pés no chão, bem no chão. Tem andado todo mundo aqui com sandália japonesa para sentir onde é o chão. Nosso primeiro objetivo é subir para a Série A. É nisso que a gente pensa todos os dias, jogo a jogo. E matematicamente, por contas diversas, com 64 pontos você estaria na Série A. Então nosso primeiro objetivo nesse momento, o foco total, foi assim ano passado. Quando nosso foco ano passado foi voltar para a Série B, conseguimos. O foco desse ano é voltar para a Série A”, disse.
Sobre o primeiro semestre do time, o presidente atribuiu à preparação física. “Acho que o maior problema da Vitória no primeiro semestre foi a questão da preparação física. Se você pegar os jogos da Vitória, tanto no Baiano como na Copa do Nordeste, a gente sempre começou ganhando e tomava virada. Ou seja, corrigimos isso quando colocamos a metodologia nova do ponto de vista de preparação física e trouxemos um treinador que tem o DNA de Série B. Então o Léo Condé já está muito tempo na Série B. Diversas partidas na Série B, diversos clubes na Série B, conhece o campeonato”.
Fábio Mota elogiou o técnico Léo Condé. “Léo Condé veio para o Vitória com o propósito único de levar o time para a Série A. Então, desde o primeiro momento que ele chegou, ele não chegou para jogar bonito, ele não chegou para dar espetáculo, ele chegou para ganhar os três pontos e levar a gente para a Série A. É evidente que o planejamento é feito em dois cenários, não tem como não ser diferente. Nós temos o planejamento de continuar na Série B e o planejamento de ir para a Série A. Para você planejar, você tem que ter uma estratégia, a nossa estratégia, nós temos aqui hoje o setor de análise e desempenho e o setor de mercado”.