O Esporte Clube Bahia anunciou nesta segunda-feira o lançamento de um novo uniforme para celebrar a cultura negra, através da valorização das artes e da ancestralidade. A camisa, em homenagem ao mês da Consciência Negra, será lançada nesta quarta-feira, em parceria com o cantor e compositor Carlinhos Brown, em um evento exclusivo para convidados, às 11 horas, no Candeal.
De acordo com o clube, a camisa traz elementos culturais presentes na trajetória do multi-instrumentista, cantor e compositor baiano filho do Candeal. O evento contará com a presença de Carlinhos Brown, que também apresentará à imprensa o novo Candyall Guetho Square.
A camisa é na cor azul, uma das três do Esquadrão, e de Ogum, orixá da luta e dos metais, entidade que, no Candomblé, rege Brown. Os tambores ancestrais, guias da musicalidade africana e, fundamentais na construção da cultura brasileira, também estão presentes no uniforme.
A camisa será utilizada pelo Esquadrão no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, quando o Bahia enfrenta o Palmeiras, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, as vendas online na Loja do Bahia já começam nesta quarta-feira (13).
A partir de quinta-feira (14), o torcedor poderá garantir a sua camisa nas lojas oficiais do Bahia, em Salvador e Feira de Santana, a preço de R$299. Haverá uma promoção para os compradores da camisa envolvendo o show de reabertura do Candyall Guetho Square, que acontece no dia 24 de novembro, quando Brown recebe como convidados o Olodum e a Timbalada.
Os elementos desenhados na estampa da camisa e nas mangas se referem às pinturas corporais, uma arte resgatada da ancestralidade de tribos africanas e que foi incorporada por Carlinhos Brown, especialmente na Timbalada, criação de maior sucesso da carreira do artista.
Como assinatura, a camisa apresenta o “Made in CandyAll”, uma alusão ao bairro onde Carlinhos Brown nasceu, cresceu e ressignificou como “quilombo urbano” que transborda resistência, cultura, arte e música. A camisa traz ainda o selo de Tricolor Felicidade, música feita por Carlinhos Brown e Nizan Guanaes, que ganha um novo clipe nessa campanha do Novembro Negro do Esquadrão.
O uniforme faz ainda referência aos 30 anos de Pracatum na numeração. Outra criação de Brown, a Pracatum, realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal, especialmente voltados para os jovens da comunidade.