Inspirado no City, ex-presidente do Bahia monta rede multiclubes no Brasil

A Squadra Sports, empresa administrada por Bellintani, está à frente atualmente do Londrina-PR, Ypiranga-BA, Linense-SP e VF4-PB.

Foto: Marcelino Barbosa/RPC

Principal responsável pela negociação e a concretização da venda do Esporte Clube Bahia para o City Football Group, do Abu Dhabi United Group, o ex-presidente Guilherme Bellintani se inspirou no conglomerado árabe para montar uma rede multiclubes no Brasil.

A Squadra Sports, empresa administrada por Bellintani, está à frente atualmente do Londrina-PR, Ypiranga-BA, Linense-SP e VF4-PB. A empresa mira ainda clubes de Portugal e do Uruguai. Em entrevista ao ge.globo, o dirigente afirmou que a ideia surgiu durante a negociação para vender a SAF do Bahia para o Grupo City.

“Fiquei um ano trabalhando com o City ali, compreendendo o que é o COM [multi-club ownership], uma plataforma de clubes de propriedade de um mesmo grupo. Vi como é a lógica de funcionamento, o dia a dia da gestão, a estratégia de alocação de jogador, de aquisição de jogador jovem, depois você o joga num time um pouco mais de vitrine para projetá-lo, como é a lógica de participação nas competições, como você contrata um jogador não apenas para aquele clube específico, mas para a plataforma inteira”, detalhou Bellintani.

“E eu me perguntava muito: por que o Brasil não criou o seu próprio multiclubes ainda? Criamos a Squadra, logo depois da minha saída do Bahia, e comecei a operar esse projeto”, completou.

A empresa de Bellintani comprou 90% da SAF do Londrina por um investimento previsto de R$ 100 milhões em seis anos. Em seguida, assumiu a gestão do departamento de futebol do Ypiranga-BA por 10 anos. Também adquiriu 85% do Linense-SP por R$ 27 milhões em seis anos, e comprou 50% das ações do VF4-PB, da Paraíba, que pertence ao ex-lateral Victor Ferraz.

“Fechamos a participação agora no clube de empresa do Linense, lá em Lins, em São Paulo, que é um projeto que vai ser irmão de Londrina. Primeiro que é bem próximo, a gente está aqui a cerca de 300 km de Lins, então já vai ter muita afinidade, vai ter muita complementariedade – detalhou.

“Acabamos de fechar agora um clube na Paraíba, também um clube de base, que é o VF4, um clube junto com Victor Ferraz, que é o ex-lateral, jogou no Grêmio, jogou no Santos e formou o VF4, que é um projeto belíssimo na Paraíba, é inclusive multicampeão de base da Paraíba, é o clube de base mais relevante no estado da Paraíba, e nós adquirimos ali 50% daquele projeto e integramos isso agora na plataforma”, explicou.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário