O Esporte Clube Bahia enfrenta o Atlético-MG, neste domingo, às 16h, na Arena Fonte Nova, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Esquadrão, que vem de derrota na última rodada para o Bragantino, por 2 a 1, fora de casa, e eliminação no meio da semana, ocupa o 7º lugar, com 39 pontos, enquanto o Galo, que venceu o Grêmio de virada por 3 a 2, aparece na 9ª colocação, com 33 pontos.
Na história do confronto, as equipes já se enfrentaram 58 vezes, e o Galo leva a melhor com 24 vitórias contra 15 do Esquadrão. O time baiano marcou 64 gols e sofreu 87. Tivemos também 19 empates. Contando apenas o Brasileirão, foram 47 jogos, com 10 triunfos do Esquadrão, 20 do Galo, além de 17 empates.
Em junho deste ano, pelo primeiro turno da Série A, na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), as equipes empataram por 1 a 1. O Galo saiu na frente com Hulk cobrando falta, mas o tricolor buscou o empate com Ademir em linda finalização de fora da área.
Contando apenas os jogos em Salvador, a vantagem é do Bahia, que venceu 9, perdeu 7 e empatou 13 vezes. O último encontro na capital baiana aconteceu em dezembro do ano passado, pela última rodada da Série A. O Bahia entrou em campo pressionado, precisando vencer e ainda secar Santos e Vasco, para evitar o rebaixamento. Atuando na Arena Fonte Nova, o Esquadrão goleou o Atlético-MG por 4 a 1, com gols de Cauly, Luciano Juba, Thaciano e Ademir. O triunfo acabou salvando o tricolor, já que o Santos perdeu para o Fortaleza por 2 a 0 na Vila Belmiro.