O Esporte Clube Bahia emplacou o sexto triunfo consecutivo na temporada ao vencer no último sábado o Jequié, por 1 a 0, no Estádio Waldomiro Borges, com gol marcado pelo zagueiro David Duarte, pela primeira partida da semifinal do Campeonato Baiano. A vitória fez o Esquadrão quebrar um tabu que já durava longos 23 anos.
Dos seis triunfos seguidos, cinco deles foram atuando fora de casa, algo que não acontecia desde 2001. O Tricolor derrotou Moto Club (4×0 pela Copa do Brasil), CRB (1×0 pela Copa do Nordeste), Ceará (2×1 pela Copa do Nordeste), Juazeirense (2×1 pelo Campeonato Baiano) e Jequié (1×0 pelo Campeonato Baiano).
Em 2001, o Bahia venceu América-RN, Fortaleza, CSA, Confiança e Santos, pela Copa do Nordeste e Copa do Brasil, segundo levantamento do historiador Fred do Chame-Chame. Naquele ano, o Esquadrão sagrou campeão da Copa do Nordeste vencendo o Sport na final por 3 a 1, e também levantou a taça do Campeonato Baiano batendo na decisão o Juazeiro por 4 a 2 (no agregado).
Nesta terça-feira, o Bahia vai em busca do sexto triunfo seguido como visitante, enfrentando o Caxias, às 21h30, no Estádio Francisco Stédile (Centenário), em Caxias do Sul, pela segunda fase da Copa do Brasil. Assim como na primeira fase, a decisão é em partida única, contudo, o visitante não tem mais a vantagem do empate. Agora, se terminar em igualdade, o classificado será definido na disputa por pênaltis.