Daniel Alves se torna o jogador mais velho a defender o Brasil em uma Copa do Mundo

Daniel Alves disputou as Copas da África do Sul, em 2010, e no Brasil, em 2014.

Foto: Fernando Alves / Agência O Dia

Convocado pelo técnico Tite para a Copa do Mundo do Catar, o lateral-direito Daniel Alves, de 39 anos, se torna o jogador mais velho a defender a Seleção Brasileira em um Mundial, superando outro lateral-direito, o Djalma Santos, que disputou a Copa do Mundo de 1966 com 37 anos. Jogador com mais títulos no futebol mundial, Daniel Alves vai disputar a sua terceira Copa. Ele participou das Copas da África do Sul, em 2010, e no Brasil, em 2014. Em 2018, ficou de fora da Copa da Rússia, por ter sofrido uma grave lesão.

 

Apesar da idade, o preparador físico Fábio Mahseredjian destacou o estado físico do lateral. “Ele estava com baixos níveis de potência e força. Isso foi falado a ele. Eu disse que precisava melhorar esses níveis e ele me respondeu: ‘Missão dada, missão a ser cumprida e será cumprida’. Ele é o mesmo Dani Alves que veio conosco em 2022 e na Olimpíada de 2021. No aspecto físico, ele se encontra apto.”

Natural de Juazeiro-BA, Daniel Alves chegou ao Bahia ainda jovem após chamar a atenção atuando na base do Juazeiro Social Clube. Ele fez parte do elenco campeão da Copa do Nordeste de 2002. Com 42 títulos na carreira, Daniel Alves é o maior vencedor do futebol mundial. Foi negociado pelo Esquadrão com o Sevilla-ESP, onde teve grande destaque e foi contratado pelo Barcelona. Foram 23 títulos no Barça. Jogou ainda na Juventus e PSG, antes de voltar ao Brasil para defender o São Paulo, clube do coração, onde não conseguiu se destacar e saiu pela ‘porta do fundo’. Pela Seleção Brasileira, Daniel Alves conquistou além do ouro olímpico, duas Copas das Confederações (2009 e 2013) e duas Copas Américas (2007 e 2019).

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário