Paris e mais cinco cidades da França anunciam boicote à Copa do Mundo

O prefeito de Bordeaux, Pierre Hurmic, argumentou que ele teria se sentido cúmplice com as violações de direitos humanos

Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Paris se juntou as cidades de Lille, Estrasburgo, Reims, Bordeaux e Marselha, e também decretou boicote à Copa do Mundo 2022. Paris anunciou que não vai organizar eventos ou disponibilizar telões na cidade para transmissões dos jogos da Copa do Mundo. A decisão é um ato em protesto contra o Catar, país sede do Mundial. Secretário de Esportes de Paris, Pierre Rabadan justificou a decisão à agência AFP pelas “condições da organização deste Mundial, tanto na vertente ambiental como social”.

 

O prefeito de Bordeaux, Pierre Hurmic, argumentou que ele teria se sentido cúmplice com as violações de direitos humanos pelo Catar caso permitisse transmissões dos jogos nas áreas públicas da cidade. “Comprometidos com os valores do compartilhamento, da solidariedade no esporte e da construção de um lugar mais sustentável, não podemos contribuir para a promoção da Copa do Mundo de 2022 no Catar, que se tornou um desastre humano e ambiental”, declarou Hurmic.

As decisões acompanham uma série de posicionamentos contrários à realização da Copa do Mundo no Catar por entidades internacionais e até mesmo seleções. Recentemente, a Dinamarca divulgou que seu uniforme no Mundial foi feito em protesto ao país. De acordo com a ONG Anistia Internacional, foram cometidos abusos trabalhistas durante a construção dos estádios para a Copa do Mundo no Catar.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário