Em 2007, Bahia conquistou acesso contra o Vila Nova em jogo marcado por tragédia

Naquela partida, o público pagante foi de 52.611 torcedores, mas a Fonte Nova recebeu 60.007 tricolores.

Foto: Divulgação

Há 15 anos atrás, o Esporte Clube Bahia estava mergulhado nas profundezas da Série C do Brasileiro, uma lembrança sombria da “Era das Trevas”. Em 2017, o Esquadrão sofreu para alcançar o retorno à Série B, e por muito pouco não acabou eliminado na terceira fase, mas conseguiu vencer o Fast Club por 1 a 0 com gol aos 50 minutos do segundo tempo pelo atacante Charles em jogo disputado no dia 7 de outubro daquele ano. Esse confronto foi importantíssimo, porém, o acesso mesmo só veio semanas depois diante do Vila Nova, adversário do próximo sábado, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

 

No jogo do acesso em 2007, o Bahia comandado na época por Arthuzinho apenas empatou com o Vila Nova por 0 a 0, porém, o resultado foi já bastava para garantir o retorno à Série B. O artilheiro Nonato ainda perdeu um pênalti no fim do primeiro tempo. Charles, herói contra o Fast, começou no banco e entrou apenas no decorrer do segundo tempo no lugar de Moré. O time tricolor jogou com: Márcio; Alison, Eduardo e Rogério; Luciano Baiano, Emerson Cris, Fausto, Elias (Inho Baiano) e Adilson; Moré (Charles) e Nonato. 

Naquela partida, o público pagante foi de 52.611 torcedores, mas a Fonte Nova recebeu 60.007 tricolores. Foi o último jogo disputada no Estádio Octávio Mangabeira, a antiga Fonte Nova. Mas aquele 25 de novembro de 2007 também ficou marcado por uma tragédia, que ofuscou a festa. Parte de uma estrutura de concreto do estádio cedeu e abriu um buraco na arquibancada superior. Sete pessoas morreram na queda; outras dezenas ficaram feridas. Após o incidente, o estádio foi imediatamente interditado, implodido em 2010 e reerguido como Arena em 2013.

Mais de uma década depois, o Bahia pode novamente conquistar o acesso contra o Vila Nova. Para isso, precisa vencer diante do seu torcedor na Arena Fonte Nova e torcer por tropeços de Sport, Sampaio Corrêa e Criciúma. O Esquadrão, que está no G-4 desde a primeira rodada, ocupa a 3ª colocação nesse momento, com 57 pontos, quatro a mais que o Sport, primeiro time fora da zona de acesso. Sampaio Corrêa e Criciúma, com 52 pontos, aparecem na sequência. Todos os três concorrentes jogam fora de casa.

Vasco x Criciúma
Londrina x Sport
Ituano x Sampaio Corrêa

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário