Departamento Social do Bahia realiza atividade focada na saúde da mulher

O clube informou que ao longo do mês são realizadas diversas ações para proporcionar maior acesso aos serviços.

Na manhã da última sexta-feira (21), o Departamento Social do Esporte Clube Bahia realizou no auditório da divisão base, a atividade “Papo de Mulher”, tendo como tema principal tema, “Outubro Rosa: A saúde da mulher e cuidados e prevenção ao Câncer de Mama”. O evento foi direcionado às Mulheres de Aço, atletas do time feminino do Esquadrão, e demais colaboradoras do clube. Foram convidados o dentista do clube, Jefferson Figueiredo e a assistente social do Hospital da Bahia, Ana Paula Alves.

 

O clube informou que ao longo do mês são realizadas diversas ações para proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade sobretudo entre as mulheres. Jefferson falou sobre o câncer bucal e o impacto na saúde da mulher, com recortes sobre a prevenção e auto cuidado no que se refere ao Câncer de Mama, e ao Câncer Bucal. O dentista parabenizou a iniciativa do departamento social do Esporte Clube Bahia sobre a relevância do tema e fez questão de ressaltar sobre a importância da prevenção contínua.

A outra palestrante convidada, a assistente social Ana Paula relatou que em 2019 viveu a maior de experiência de sua vida. Mãe de duas meninas (uma com 2 anos, e a caçula com apenas 5 meses, na época) e amamentando, resiliente, ela compartilhou sobre a sua vivência ao descobrir que no momento mais importante de sua vida teria que parar a amamentação porque estava com o diagnóstico de Câncer de Mama.

“Não tenho histórico familiar da doença, estava retornando ao trabalho após a licença maternidade, tudo indo bem, mas ao amamentar, senti que algo não estava normal. Procurei o médico, fui diagnóstica, vivi o isolamento no período de pandemia. Precisei me afastar do convívio com minhas filhas, mas não perdi a fé em Deus, e tive todo amor, apoio e carinho do meu esposo e da minha família. Realizem o autoexame, conheçam seu corpo, a detecção precoce do câncer de mama torna possível o tratamento e a cura”, declarou.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário