Ministério Público pede suspensão de organizadas de Bahia e Vitória

O pedido foi motivado pelas cenas de violência generalizada ocorridas no início do mês em São Caetano

Foto: Redes sociais

Nesta segunda-feira, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil pública contra torcidas organizadas Bamor, do Bahia, Os Imbatíveis (TUI), do Vitória. A promotora Thelma Leal pediu o afastamento dos estádios por dois anos, em todo país. Além disso, o MP quer também que a Justiça impeça que todos os membros das uniformizadas compareçam a eventos num raio de cinco mil metros, sendo proibidas pessoas que usem itens que identifiquem signos das torcidas, incluindo aí camisas, bonés, calções e faixas.

 

O pedido foi motivado pelas cenas de violência generalizada ocorridas no início do mês em São Caetano, deixando três feridos e um morto. 53 pessoas foram presas, mas acabaram liberadas. “Em outra cena de extrema violência, durante a confusão de envolvidos, um carro dá ré e intencionalmente atinge parte das pessoas que estavam na pista, causando lesões corporais”, ressaltou a promotora de Justiça.

O Ministério Público solicitou também o fechamento da sede da Bamor para realização de eventos nos dias de jogos do time, pelo prazo de um ano; e o fechamento da sede da TUI para realização de eventos e concentração de torcedores nos dois dias que antecedem os jogos do time respectivo, enquanto durar a suspensão deferida pela Justiça. A torcida Os Imbatíveis terá que publicar em suas redes sociais oficiais o motivo da suspensão, ou seja, a decisão da Justiça, na véspera de cada partida que o respectivo time disputar, durante o tempo que durar a suspensão. Em caso de descumprimento das torcidas, o MP pede que seja fixada multa diária de R$ 5 mil.

“As torcidas organizadas descumpriram as normas do Estatuto do Torcedor e do Código de Defesa do Consumidor, e ignoraram o acordo extrajudicial que prevê especificadamente medidas para prevenção e punição à violência, tumulto e práticas ilícitas, dentro e fora dos estádios, firmado com o MP em janeiro de 2011 e atualizado em 2014”, acrescenta a promotora.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário