Flamengo tem a maior torcida no estado, diz Datafolha; Bahia aparece em 2º

19% dos entrevistados revelaram torcer para o Esquadrão, enquanto 10% para o Leão

Uma pesquisa, realizada pelo instituto Datafolha/Metrópole, apontou o Flamengo como o clube com a maior torcida do estado da Bahia. Cerca de 24% dos baianos torcem pelo rubro-negro carioca, que está no topo do ranking, enquanto o Esquadrão de Aço possui 19% da torcida mediante os entrevistados. Diante da margem de erro, ambos estão empatados tecnicamente. Por outro lado, o Vitória figura na terceira colocação, com 10% dos torcedores baianos. Empatado tecnicamente com o Leão da Barra estão: o Corinthians (9%), o Palmeiras (6%), o Vasco da Gama (4%) e o São Paulo (4%). Já outro clube baiano, o Botafogo-BA tem 1%.

 

Se por um lado, as agremiações da capital baiana dominam a Região Metropolitana de Salvador, os times do Rio de Janeiro e de São Paulo são superior no interior da Bahia. O Bahia tem 47% dos torcedores na RMS, contra 26% do Vitória. Já no interior, o Fla alcança 31% da preferência, frente a 11% do Corinthians, 10% do Bahia e 8% do Palmeiras.

De forma presencial, o Datafolha entrevistou 1.526 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 82 municípios baianos, de 19 a 21 de setembro. Acima de tudo, a margem de erro do levantamento corresponde a 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário