A temporada 2021 do futebol brasileiro teve desfechos surpreendentes, como o rebaixamento de clubes históricos como Grêmio e Bahia para a Série B, e a continuidade de grandes agremiações como Vasco e Cruzeiro na Segundona. Como resultado, o certame terá em vigência o maior recorde de títulos nacionais. Além disso, a última prateleira do desporto nacional, a Série D, será contemplada por Santa Cruz e Paraná, times com tradições gigantes em solo brasileiro.
Por outro lado, apesar da reviravolta para alguns clubes brasileiros, outros sofrem ainda a “síndrome da invisibilidade” no próximo ano. É o caso de times com títulos nacionais: Portuguesa, Joinville e Boa Esporte. O clube paulista, por exemplo, foi eliminado na segunda fase da Série D de 2021 e disputará somente torneios estaduais neste ano.
No geral, antes da última temporada, a Lusa enfrentou três árduos anos sem competir um Campeonato Brasileiro. Em seu currículo, o time possui o título de 2011 da Série B e um vice da Série A em 96.
Já a agremiação catarinense faturou a Série C em 2011 e a Série B três anos depois. No entanto, encarou dois anos consecutivos sem avançar para a segunda fase da Série D, desde 2019. Além disso, somou a desclassificação via Estadual para Marcílio Dias, Juventus e Próspera.
Responsável pelo título nacional da Terceira Divisão em 2016, o Boa Esporte viveu dois rebaixamentos nos últimos quatro anos: um para a Segundona e outro para a Quarta Divisão. Ainda assim, em 2021, sofreu o rebaixamento para a Série B do Campeonato Mineiro, com a segunda pior campanha do Estadual.
- Bahia tem três dos 10 goleiros mais valorizados da Série B 2022
- Reforçado, Vitória finaliza preparação para o 3º compromisso pela Série C
- Adversário da Juazeirense na Copa do Brasil, Palmeiras faz 3 a 0 no Corinthians pela Série A
- Próximo adversário do Bahia, Sampaio Corrêa vence a primeira na Série B
- Zagueiro garante entrega da Juazeirense para buscar ‘três pontos’ no Batistão
- Jadson vai se reunir com diretoria do Vitória e pode deixar o clube
- Jacuipense sofre empate no fim e deixa escapar primeira vitória na Série D
- CBF admite erro da arbitragem em anular gol do Bahia contra o Náutico
- Copa do Nordeste pode ganhar um novo modelo na próxima temporada