Geninho vê precipitação em demissão no Vitória e explica uso de três zagueiros

Aos 73 anos, técnico deixa o Leão da Barra com apenas um triunfo em quatro jogos disputados

Foto: Divulgação/Pietro Carpi

O Vitória entrará em campo diante do Ypiranga-RS, neste domingo (24), às 18h, sem técnico efetivo. Mediante a demissão de Geninho, o treinador será Ricardo Amadeu, coordenador das divisões de base do clube. Com um triunfo em quatro jogos disputados, o experiente comandante, de 73 anos, foi desligado do comando do Leão da Barra após a derrota por 3 a 0 para o Fortaleza, na última quarta-feira (20).

 

Tido como primeira opção do presidente interino Fábio Mota no planejamento do retorno à Série B do Campeonato Brasileiro de 2023, Geninho avalia como natural a saída do Rubro-Negro Baiano. No entanto, o treinador enfatiza que a decisão foi precipitada.

“Aceito tudo. Houve precipitação porque estamos no começo. Estamos indo para a terceira rodada da Série C. Peguei time muito acima do meu na Copa do Brasil, não posso usar como parâmetro”,  declarou, em entrevista ao site ge.globo.

Criticado veemente pro causa do esquema tático com três zagueiros, o treinador esclareceu que a opção pelo sistema aconteceu além da identificação pessoal. Ele ressaltou que faltou opção técnica no elenco e que alternaria a projeção tática mediante as necessidades dos jogos e adversários.

“Tentei começar a jogar com três zagueiros e, com dois jogos, cheguei à conclusão de que não podia jogar com três zagueiros. Os jogadores que estavam não se encaixam. Eu não iria usar os três zagueiros [contra o Fortaleza]. Usei porque não tinha todo mundo. A opção para não tomar goleada de seis era jogar com três zagueiros. Não era ideia, ia mudar.”

“Eu gosto de jogar com três zagueiros. As melhores equipes do Brasil jogam hoje com três zagueiros: Palmeiras, Flamengo, Fortaleza… Agora, você precisa ter alguns quesitos. Tentei jogar aqui e cheguei à conclusão de que não poderia. Se não está certo, mudo. Não sou teimoso, burro. Aqui, os jogadores não se encaixam. E cheguei à conclusão de que iria mudar.”

Por fim, o Vitória deve anunciar seu novo comandante nas próximas horas. O nome mais próximo e encaminho é o do velho conhecido da torcida rubro-negra, Ney Franco. A partida contra o Ypiranga, do Rio Grande do Sul, está agendada para acontecer no Estádio Olímpico Colosso da Lagoa, em Erechim, no estado gaúcho.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário