Clube da Série B avança nas conversas para contratar atacante Elkeson

o atacante quer um contrato de dois anos, mas o Grêmio está querendo oferecer apenas um

Após ser especulado em Santos e Botafogo no início da temporada, o atacante Elkeson, de 32 anos, está muito perto de definir o seu futuro. Livre no mercado após longa e destacada passagem pelo futebol chinês, onde defendeu Guangzhou Evergrande e Shanghai SIPG, o jogador revelado no Esporte Clube Vitória tem acerto encaminhado com o Grêmio, que vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro esse ano. As partes já chegaram a um entendimento em relação as bases salariais, mas ainda falta definir o tempo de contrato.

 

Segundo informação, o atacante quer um contrato de dois anos, mas o Grêmio está querendo oferecer apenas uma temporada. A última passagem de Elkeson no futebol brasileiro foi pelo Botafogo, em 2012, Antes de ser negociado com o futebol chinês, o centroavante marcou 18 gols em 54 jogos pelo Botafogo.

CARREIRA

Natural de Coelho Neto, no Maranhão, Elkeson de Oliveira Cardozo foi revelado pelo Esporte Clube Vitória, onde jogou de 2009 até 2011 e marcou 18 gols em 99 jogos, sendo bicampeão baiano (2009 e 2010) e campeão do Nordestão (2010). Em 2011, foi negociado com o Botafogo, onde também se destacou em duas temporadas, com 92 jogos e 26 gols marcados.

Em 2013, foi negociado pelo Botafogo ao Guangzhou Evergrande, da China, e teve sua carreira consolidade no futebol chinês, passando também pelo Shanghai SIPG. Elkeson conquistou marcas importantes no país, se tornando o maior artilheiro da história do Campeonato Chinês e se naturalizando chinês, sendo convocado para Seleção da China, e ganhando um novo nome, de origem chinesa (Ai Kesen).

Em 2012, o atacante foi campeão e artilheiro da Superliga Chinesa, com 24 gols. Em 2013, foi o principal jogador do time na conquista da Champions League Asiática, marcando nos dois jogos finais. No ano seguinte, a dobradinha título e artilharia da Superliga Chinesa se repetiu. Dessa vez, com 28 gols, recorde na história do campeonato. Em 2014, foi escolhido como jogador mais valioso (MVP) da temporada.

Em 2015, Elkeson ajudou o Guangzhou a conquistar o tricampeonato da Superliga e o bicampeonato da Champions League Asiática. Ao final da temporada, o atacante se transferiu para o Shanghai SIPG, recém promovido para a primeira divisão. No novo time, em 2018 conquistou o primeiro título da história do Shanghai: a Superliga Chinesa. Na temporada seguinte, foi a vez de levantar pela primeira vez o troféu da Supercopa da China. Ainda em 2019, Elkeson voltou ao Guangzhou e conquistou mais uma Superliga Chinesa, a sua quinta na carreira.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário