Campeonato Baiano Sub-20 tem fórmula definida pela FBF para 2022

No encontro, os presentes definiram a fórmula de disputa por meio de votação.

Uma reunião nesta quinta-feira (10), na sede da Federação Bahiana de Futebol, definiu os últimos detalhes para o Campeonato Baiano Sub-20  de 2022. Segundo informação da FBF, o encontro contou com a presença dos presidentes e representantes dos clubes participantes, foi comandado pela diretoria da entidade, representada pelo seu vice-presidente, Manfredo Lessa, a diretora de competições, Taíse Galvão, e o diretor de registros e transferências, Felipe Quadros.

 

Nesta edição, serão 19 equipes na disputa, cinco a mais que a de 2021. Participarão do campeonato ABB, Atlântico, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona, Botafogo, Camaçariense, Canaã, Catuense, Doce Mel, Fluminense, Grapiúna, Jacuipense, Juazeirense, Leônico, SSA FC, Unirb, ECPP Vitória da Conquista e Vitória.

Os 19 clubes foram divididos em dois grupos, um com dez e o outro com nove, por meio de sorteio, para a fase de classificação. No Grupo 1, ficaram Bahia, Canaã, Juazeirense, Unirb, ABB, Catuense, SSA FC, Camaçariense, Leônico e Doce Mel. Já o Grupo 2 ficou composto por Vitória, Barcelona, ECPP Vitória da Conquista, Grapiúna, Bahia de Feira, Atlântico, Botafogo, Jacuipense e Fluminense.

Eles se enfrentarão no sistema apenas de ida, dentro de cada grupo. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final. Nas quartas, as equipes serão divididas em quatro grupos e se enfrentarão no sistema de ida e volta, dentro de cada grupo. Os vencedores seguirão para a fase semifinal, onde serão definidos, também em jogos de ida e volta, os finalistas. A fórmula foi proposta pela FBF e aprovada por unanimidade pelos clubes.

Durante a reunião, foi aprovado, também por unanimidade, o adiamento do início do campeonato de março para abril. A proposta foi apresentada por Bahia de Feira, SSA FC e Juazeirense. Com isso, o encerramento ficou para o mês de junho. Os clubes ainda votaram outra proposta, apresentada pelo Fluminense, para que fosse liberada a inscrição de cinco atletas nascidos em 2001 em cada elenco. A sugestão foi rejeitada por 17 votos a 2.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário