Vitória inicia caminhada no Baianão 2022 buscando encerrar sequência de eliminações

Fora da Copa do Nordeste esse ano, o Leão terá o Baianão como principal foco desse primeiro semestre

Foto: Pietro Carpi/Divulgação/E.C. Vitória

A primeira rodada do Campeonato Baiano de 2022 será finalizada neste domingo, com dois jogos, destaque para a estreia do Esporte Clube Vitória, que tenta encerrar a sequência de decepções na competição estadual. Nas últimas três edições, sequer avançou às semifinais, terminando a primeira fase sempre na 5ª colocação. Fora da Copa do Nordeste esse ano, o Leão terá o Baianão como principal foco desse primeiro semestre e uma importância maior para, não somente encerrar a sequência de eliminações, como também, quem sabe, voltar a disputar a final e tentar conquistar o título, algo que não acontece desde 2017.

 

Para isso, nada melhor do que começar com o pé direito e vencendo. Neste domingo, o Vitória encara a Juazeirense, às 16h, no Estádio Manoel Barradas. A principal novidade no Rubro-Negro é o treinador Dado Cavalcanti, que comandou o Bahia no ano passado, e agora tem a missão de recolocar o Vitória na Série B esse ano. O Cancão de Fogo teve uma temporada de 2021 histórica, chegando nas oitavas de final da Copa do Brasil, porém, ficou devendo no Estadual, parando nas semifinais para o Atlético de Alagoinhas, e na Série D acabou caindo na 2ª fase.

Para a estreia, Dado Cavalcanti não terá na estreia os jogadores Caíque (goleiro), Mateus Morais, Carlos (zagueiros), Alan Santos (volante), David e Jeferson Renan. O atacante Dinei também contraiu a Covid-19, mas também se recupera da cirurgia de LCA (ligamento cruzado anterior) realizada no meio do ano passado. As novidades entre os relacionados ficaram por conta dos seis garotos que disputaram a Copa São Paulo e foram convocados. O zagueiro Guilherme Kayron, o lateral Ronald, o meia Ruan Nascimento e os atacantes Hítalo, Alisson Santos e Ronaldo.

Três jogos abriram neste sábado a primeira rodada do Campeonato Baiano de 2022. Na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, Bahia de Feira e Bahia empataram por 2 a 2. Já o Jacuipense estreou vencendo o Doce Mel pelo placar de 1 a 0 no Estádio Manoel Barradas. Dando continuidade a rodada, foi a vez do Atlético de Alagoinhas, atual campeão, entrar em campo diante do seu torcedor no Estádio Antônio Carneiro e estreou bem, goleando o Vitória da Conquista pelo placar de 4 a 1.

O Campeonato Baiano, organizado pela Federação Bahiana de Futebol, chega na sua 117ª edição na temporada 2022. Na primeira fase, as 10 equipes disputam em turno único, jogos todos contra todos, em jogos só de ida. Os quatro melhores garantem vaga na semifinal, que já terá jogos de ida e volta. O time de melhor campanha enfrenta o 4º, e o 2º duela com o 3º. Os dois classificados decidem o título em 180 minutos.

O campeão disputará a Copa do Nordeste de 2023 e a Copa do Brasil de 2023, o vice colocado e o terceiro colocado disputarão a Copa do Brasil de 2023. A segunda vaga para disputar a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2023 será a equipe melhor qualificada pelo Ranking da CBF. As três equipes melhores posicionadas na classificação geral da competição terão direito de disputar a Série D de 2023 desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro.

JOGOS DA 1ª RODADA DO BAIANÃO

SÁBADO, 15/01
16h00 – Bahia de Feira 2 x 2 Bahia
16h00 – Jacuipense 1 x 0 Doce Mel
18h30 – Atlético 4 x 1 Vitória da Conquista

DOMINGO, 16/01
16h00 – Vitória x Juazeirense
18h30 – UNIRB x Barcelona de Ilhéus

Deixe seu comentário!

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Mirassol contrata atacante que defendeu o Bahia na temporada 2021
  2. Ex-jogador do Vitória em 2018, atacante fecha com clube da Série D

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*