Finalistas em 2019, Bahia e Bahia de Feira abrem o Baianão 2022

No ano passado, o Bahia de Feira eliminou o Bahia do Baianão

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Três jogos abrem neste sábado o Campeonato Baiano de 2022, destaque para o encontro entre Bahia de Feira e Bahia, às 16h, na Arena Cajueiro. Os dois times decidiram o título em 2019, com o Esquadrão levando a melhor e ficando com a taça. No ano passado, se encontraram na semifinal, e o Tremendão levou a melhor vencendo por 3 a 0 na volta após perder na ida por 1 a 0 avançando à final, mas ficando com o vice-campeonato diante do Atlético de Alagoinhas. O Tricolor de Aço vai jogar com o time de transição, mas apenas as primeiras rodadas do Estatual. A partir de fevereiro, Guto Ferreira assume.

 

A partida entre Bahia de Feira e Bahia será transmitida pela TVE, na televisão e redes sociais. Porém, o torcedor terá outra opção para assistir o jogo. O Esquadrão anunciou que irá transmitir o confronto no Sócio Digital, aplicativo oficial do clube. O jogo terá narração de Rafael Leal e comentários do ídolo Emerson Ferretti.

Quem também estreia neste sábado é o Jacuipense enfrentando o Doce Mel, às 16h, no Estádio do Barradão. Atual campeão, o Atlético de Alagoinhas fecha a rodada de sábado enfrentando o Vitória da Conquista, às 18h30, no Estádio Antônio Carneiro. No domingo, teremos o encerramento da 1ª rodada com as outras duas partidas. O Vitória encara a Juazeirense no Barradão, às 16h. Já o estreante Barcelona de Ilhéus visita o UNIRB.

O Campeonato Baiano de 2022 terá como principal novidade a mudança no rebaixamento. Agora serão rebaixados o penúltimo e último colocado, e não mais apenas o último como vinha acontecendo nas últimas edições. Os dez clubes irão compor o mesmo grupo na fase de classificação, que será realizada com jogos apenas de ida.

Avançarão para a semifinal os quatro melhores colocados da primeira fase. Eles serão divididos em dois novos grupos (4ª do grupo 1 x 1º do grupo 1 e 3º do grupo 1 x 2º do grupo 1). Os jogos da segunda fase acontecerão no sistema de ida e volta. Os dois melhores de cada grupo farão a final do Baianão, também em dois confrontos.

JOGOS DA 1ª RODADA DO BAIANÃO

SÁBADO, 15/01
16h00 – Bahia de Feira x Bahia
16h00 – Jacuipense x Doce Mel
18h30 – Atlético x Vitória da Conquista

DOMINGO, 16/01
16h00 – Vitória x Juazeirense
18h30 – UNIRB x Barcelona de Ilhéus

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário