Finalmente a “novela” Gilberto chegou ao final, e como todos esperavam. Apesar do interesse de clubes brasileiros, como Fortaleza e Ceará, a prioridade do centroavante sempre foi retornar ao futebol do exterior. Neste domingo, ele foi apresentado pelo Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. O clube é treinado atualmente pelo técnico Odair Hellmann, ex-Internacional e Fluminense, e também tem em seu elenco outros dois brasileiros: o volante Ramiro (ex-Grêmio e Corinthians) e o zagueiro Adryelson (ex-Sport).
Gilberto estava no Bahia desde 2018, onde marcou seu nome na história do clube, mas tinha contrato até o dia 31 de dezembro de 2021, e o rebaixamento do tricolor baiano à Série B do Brasileiro, reduziu para zero as chances do valorizado e cobiçado atacante permanecer em Salvador. No futebol brasileiro, ele chegou a ser alvo de Fluminense, Santos, Fortaleza e Ceará.
Natural de Piranhas, no Alagoas, Gilberto Oliveira Souza Júnior foi revelado no Santa Cruz e acumula passagens também por Vera Cruz-PE, Internacional, Sport-PE, São Paulo, Portuguesa, Toronto FC do Canadá, Vasco, Chicago Fire dos Estados Unidos. O centroavante está no Bahia desde 2018, quando chegou após passagem pelo Yeni Malatyaspor, da Turquia. Ao todo, disputou 189 jogos, 83 gols marcados e 14 assistências, sendo tricampeão baiano (2018, 2019 e 2020) e campeão da Copa do Nordeste (2021), virando ídolo do clube. Ele está entre os 16 maiores artilheiros do Bahia e também é o maior goleador de um clube nordestino na Série A.
- Lances e números: conheça Willian Maranhão, novo reforço do Bahia
- Fora dos planos no Bahia, goleiro Douglas acerta retorno ao Avaí
- Recuperado da conjuntivite, Marco Antônio inicia treinos no Bahia
- Fortaleza anuncia contratação do lateral Juninho Capixaba, ex-Bahia
- Bahia anuncia meio-campista ex-Atlético-GO como 5º reforço para 2022
- 15 clubes divulgam nota de apoio ao Bahia após ameaça aos atletas
- Ex-técnico do Vitória rebate ‘tsunami’ de treinadores estrangeiros em solo brasileiro