Ex-técnico do Vitória rebate ‘tsunami’ de treinadores estrangeiros em solo brasileiro

Profissional comandou o Leão da Barra em 1998 por 3 jogos

Longe do futebol há aproximadamente seis anos, o técnico Celso Roth concedeu entrevista à Live da Central do Mercado na última quinta-feira (6). Para o treinador, os dirigentes dos clubes brasileiros têm desconsiderado a capacidade técnica dos técnicos locais.

 

“Dirigente acha agora que treinador brasileiro não tem mais qualidade. Aí vai buscar quem ganhou o que? Jesus ganhou quantas vezes a Copa da Europa? Paulo Sousa ganhou quantas vezes? Se é para trazer gente, é para trazer gente que qualifique nosso futebol”, declarou o técnico campeão da Libertadores com o Internacional em 2010.

“O Flamengo melhorou o quê com o Jesus? Fora a qualidade técnica dos jogadores e do time. Não é nada contra ninguém. Temos que ter gente que qualifique”, continuou Celso Roth.

Sobre o assunto, o experiente treinador, de 64 anos, acredita que tanto a confiança dos dirigentes quanto o aperfeiçoamento dos treinadores é fundamental para o crescimento dos clubes.

“Mundo é África, Ásia, América do Sul e também Europa, não só Europa. Temos que acompanhar o futebol e sua evolução, sua literatura. Isso é fundamental para o treinador estar com o conhecimento em dia”, destacou.

“Queremos qualidade. Com exceção do Jesus e do Abel, que estava questionado antes da Libertadores e ganhou porque fez um esquema retroativo e ganhou, temos que analisar. Jesus sempre foi questionadíssimo em Portugal e teve a felicidade de chegar na hora certa e com o time bom, não tirando o mérito do Jesus. Quem faz as escolhas tem que ter cuidado”, completou.

Além do Colorado, Celso Roth treinou o Vitória em 1998, bem como passou por clubes como Santos, Grêmio, Palmeiras, Goiás, Atlético-MG, Flamengo, Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Coritiba, e Al-Gharafa, da Árabia Saudita.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário