Confira como chegam os times do interior para o Baianão 2022

A principal novidade do Baianão 2022 é a presença do Barcelona de Ilhéus

O Campeonato Baiano chega na sua edição de número 117 e abre o calendário dos clubes do estado na temporada 2022 neste sábado (15), com três jogos, destaque para o encontro entre Bahia de Feira e Bahia, na Arena Cajueiro, mesmo palco do confronto da semifinal do ano passado, em que o Tremendão venceu por 3 a 0 e avançou à final. O Tricolor de Aço vai jogar com o time de transição, mas apenas as primeiras rodadas. Quem também estreia neste sábado é o Jacuipense enfrentando o Doce Mel no Estádio do Barradão. Ambos os jogos serão às 16h. Atual campeão, o Atlético de Alagoinhas fecha a rodada de sábado enfrentando o Vitória da Conquista no Estádio Antônio Carneiro.

 

A principal novidade do Baianão 2022 é a presença do Barcelona de Ilhéus, estreante na competição, após conquistar o título da segunda divisão em 2021. A Onça Pintada ocupa o lugar deixado pelo Fluminense de Feira, rebaixado após campanha ruim na última edição. Outra novidade foi o aumento na quantidade de clubes rebaixados – antes era apenas um e agora caem dois. Mas isso só ocorrerá caso a Série B do Baiano seja disputada por, no mínimo, dez clubes.

Campeão em 2021 derrotando na final o Bahia de Feira, o Atlético de Alagoinhas tem nomes conhecidos no seu elenco, como o goleiro Fábio Lima, o zagueiro Bremer, o volante João Ananias e meia Dionísio. Quem vai comandar o Carcará é o técnico Agnaldo Liz, com passagem pelo Vitória. O clube manda seus jogos no Estádio Antônio Carneiro, na cidade de Alagoinhas.

Campeão na edição de 2011 e vice-campeão no ano passado, o Bahia de Feira entra mais uma vez como um dos candidatos a brigar pelo título. O time será comandado pelo treinador Flávio Araújo e manteve boa parte do elenco de 2021. Destaque para Paulo Paraíba (zagueiro), Alex Cazumbá (lateral-esquerdo), Diones (volante) e Deon (atacante). O Tremendão disputa seus jogos em casa na Arena Cajueiro, em Feira de Santana

Estreante no Baianão, o Barcelona de Ilhéus será comandado pelo técnico Paulo Sales, campeão brasileiro de 1988 com o Bahia nos tempos de jogador e conhecido como “Rei do Acesso” como treinador. A equipe manda vai mandar seu primeiro jogo na Arena Cajueiro. Entre os nomes conhecidos do elenco, estão Deijair (goleiro com passagem pelo Bahia), Andresson (zagueiro) Capone (volante), Vitinho e Ramires (meias).

Após garantir a manutenção nas duas últimas edições terminando como vice-lanterna, o Doce Mel vai para sua terceira temporada seguida na elite do futebol baiano. A equipe de Cruz das Almas será comandada por Beto Oliveira, treinador consagrado no Campeonato Intermunicipal. Nomes conhecidos do elenco: Geovane (goleiro), Carlos Magno e Elionay (meias). O mando de campo será no Estádio Carmelito Barbosa, em Cruz das Almas.

Rebaixado na Série C e sem conseguir classificação para as semifinais do Baianão no ano passado, o Jacuipense chega para o Baianão comandado pelo técnico Rodrigo Chagas. O Leão do Sisal mandará seus jogos no Estádio Manoel Barradas, e conta com jogadores conhecidos da torcida no elenco: Wesley (zagueiro), Willian Kaeffer (volante), Danilo Rios (meia), Ruan Levine (atacante).

Com grande destaque na Copa do Brasil de 2021, avançando às oitavas de final, a Juazeirense caiu na semifinal do Baianão para o Atlético de Alagoinhas, nos pênaltis, e terminou em terceiro lugar. Para 2022 o time manteve boa parte dos atletas e anunciou várias contratações. Nomes conhecidos: Rodrigo Calaça (goleiro), Wendell (zagueiro), Waguinho (volante) e Clebson (meia). O time será comandado por Francisco Diá e joga seus jogos no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.

Finalista do Baianão em 2015, quando perdeu a final para o Bahia, vencendo por 3 a 0 na ida e levando um sonoro 6 a 0 na Fonte Nova, o Vitória da Conquista brigou contra o rebaixamento na edição 2021 e terminou na 7ª colocação. Em 2022, o Bode tenta voltar a disputar uma vaga no mata-mata. No seu elenco tem nomes como Nilton (goleiro), Silvio, Dadai (zagueiros), Rafael Granja (meia) e Airton Maradona (atacante). O treinador será Zé Humberto. O Bode manda seus jogos no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista.

Estreante em 2021, o Unirb também lutou contra o rebaixamento até a penúltima rodada no Estadual de 2021. O time será treinado por Lorival Santos, que em 2021 comandou o ASA-AL. O clube também está construindo um centro de treinamento em Mata de São João, no litoral norte da Bahia. O mando de campo será o Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas.

JOGOS DA 1ª RODADA DO BAIANÃO

SÁBADO, 15/01
16h00 – Bahia de Feira x Bahia
16h00 – Jacuipense x Doce Mel
18h30 – Atlético x Vitória da Conquista

DOMINGO, 16/01
16h00 – Vitória x Juazeirense
18h30 – UNIRB x Barcelona de Ilhéus

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário