Mais de 10 agremiações devem se tornar clube-empresa em curto prazo

Botafogo e Chapecoense já estão rumo ao modelo de Sociedades Anônimas do Futebol, as SAFs

Após a aprovação e sanção da lei do clube-empresa, em agosto de 2021, algumas agremiações brasileira passaram a buscar a modificação no cenário atual da administração. O passo mais significativo, até então, saiu da compra do Cruzeiro pelo ex-jogador Ronaldo Nazário. Intermediado pela corretora XP especializada em investimentos em futebol, o empresário transformou o time mineiro em Sociedade Anônima do Futebol – chamada de SAFs.

 

Como resultado, esse modelo possibilita aos clubes a solicitação de recuperação judicial, assim como negociar dívidas na Justiça e emitir títulos de dívidas que podem ser adquiridos por investidores. Outros times brasileiros como o Chapecoense, Botafogo e América-MG se mobilizam para seguir o caminho do Cruzeiro. Segundo o sócio especializado nesse campo da consultoria, Pedro Daniel, em tempo reduzido existirá mais de dez clubes-empresa nas principais divisões do Brasil: “O mercado está bem aquecido nessa frente”.

O Coelho, por exemplo, articulou todo o caminho – auxiliado pelo projeto desenvolvido pela EY -, e está preparado para receber valores de investidores. Por outro lado, o Red Bull Bragantino, atua como uma empresa, contemplada por investimento da empresa austríaca de bebidas Red Bull, detentora de clubes em Salzburg e Leipzig, na Europa, e em Nova York. Outra equipe em ascensão no futebol brasileiro, o Cuiabá entrou na ‘onda’ e se tornou uma SAF, já que, anteriormente, também atuava como empresa.

Em suma, outros times como a Chapecoense, o Athletico-PR, o Juventude e Vasco da Gama estão em trâmite adiantado para conquistar o posto de SAFs, segundo Pedro Daniel. Um fator positivo sobre essa mudança no futebol brasileiro é um estudo da EY Sports, a seção da EY referente ao âmbito esportivo. De acordo com ele, aproximadamente 92% dos clubes das cinco ligas mais poderosas do mundo são empresas.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário