CBF admite erro no pênalti marcado para o Flamengo contra o Bahia

CBF divulgou o parecer da ouvidoria de arbitragem do jogo entre Flamengo e Bahia

Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o parecer da ouvidoria de arbitragem do jogo entre Flamengo e Bahia, que ficou marcado negativamente pelo pênalti marcado a favor do time carioca quando a partida estava 0 a 0, no Maracanã. No lance, a bola toca no peito de Conti, mas o árbitro assinala penalidade, e mesmo com a chance de rever a imagem no VAR, mantém a decisão, gerando uma enorme revolta nos jogadores, diretoria e torcida do Bahia. A diretoria do Esquadrão questionou à CBF e recebeu como resposta que “o reclamante tem razão”.

 

“As infrações de mão só ocorrem quando há efetivo contato da bola com a mão/braço de um jogador. Assim, ao analisar os lances da espécie, cabe ao VAR, antes de tudo, se certificar se houve o indispensável contato. Só a partir daí é possível considerar as circunstâncias do toque para definir se houve ou não infração – traz trecho do parecer escrito pelo ouvidor Manoel Serapião Filho.”

No texto, a CBF destaca que o VAR não disse que a bola não tinha tocado no braço de Conti, portanto, além do árbitro, o VAR também errou. “Não obstante, a bem da verdade, embora sem pretender minimizar o erro do árbitro, é preciso afirmar que o VAR não disse que a bola não tocou no braço do defensor, como o Reclamante afirma, mas, ao contrário, menciona que a bola tocou no peito do defensor e após em seu bíceps.”

Diante do Flamengo, foi o terceiro jogo seguido onde o Bahia reclama da arbitragem. Diga-se, a CBF já havia divulgado um parecer sobre o jogo contra o São Paulo, e outro para a partida diante do Juventude, ambos também admitindo erro por parte da arbitragem.

No documento divulgado nesta quarta, a CBF também explicou a substituição do árbitro, que inicialmente não estava previsto para trabalhar na partida entre Flamengo e Bahia. De acordo com o parecer, a mudança aconteceu porque o “árbitro designado decorreu de lesão sofrida, que o impossibilitou de atuar”.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário