O Esporte Clube Bahia está muito próximo de anunciar o tão aguardado centroavante, que chegaria para fazer sombra ao artilheiro Gilberto na reta final do Campeonato Brasileiro da Série A, ou, quem sabe, para substituir o camisa 9 que tem contrato até dezembro, vem recebendo sondagens e tem futuro incerto. O centroavante que está chegando é Christian Martínez Borja, da LDU, do Equador. O jogador colombiano, de 33 anos, concedeu entrevista à Rádio Área Deportiva, de Quito, e foi procurado pela primeira vez pelo Esquadrão há cerca de três meses. Além disso, chegou a conversar com o Fortaleza, mas não avançou nas tratativas.
“Tenho contrato com a LDU até dezembro do próximo ano. Conversamos com o Bahia, e não é de agora. Faz três meses que já me buscaram e estamos negociando. A (proposta) do Fortaleza não avançou”, afirmou o jogador, em entrevista à rádio Área Deportiva, de Quito.
Borja também detalhou a negociação com o Bahia, que seria um contrato até o final de 2022, e afirma que o acerto deve sair ainda esta semana. “Se der certo, a proposta do Bahia é por um ano e meio (de contrato). Até esta semana a negociação se confirmará”.
Natural de Quibdó, na Colômbia, Cristian Estuardo Martínez Borja foi revelado pelo Patriotas-COL e passou pelo futebol brasileiro no início da carreira, vestindo as camisas de Internacional, Mogi Mirim, Americana, Caxias e Flamengo. No Americana, chegou a marcar 27 gols em 39 jogos. Se transferiu para o Caxias e após marcar 14 gols em 30 partidas, chamou a atenção do Flamengo, onde não conseguiu vingar. Fez apenas um gol em 8 jogos. Depois, rodou por Crvena Zvezda, da Sérvia, além de Santa Fé, Cortuluá e América de Cali (clubes da Colômbia) e Veracruz e Lobos BUAP (do México). Está na LDU Quito, do Equador desde 2018, e soma 48 gols em 111 jogos. Em 2021, são 9 gols em 19 partidas.