Bahia anuncia parceria com ferramenta chancelada pela FIFA

PlayerMaker é uma plataforma inovadora de rastreamento e análise de desempenho

Por meio do Sócio Digital, o Esporte Clube Bahia anunciou a parceria com uma ferramenta chancelada pela Fifa. A PlayerMaker é uma plataforma inovadora de rastreamento e análise de desempenho, desenhada especialmente para os diferentes níveis do futebol, da base ao profissional. Ela utiliza um sensor de movimento inteligente nas chuteiras dos jogadores e essa tecnologia é capaz de gerar dados inéditos para a análise física, técnica, tática, de marcha e de controle de carga.

 

Inicialmente, no Bahia, a novidade está sendo adotada nas categorias inferiores e no departamento feminino. A empresa possui clientes como Manchester City e Los Angeles Galaxy, além de times mexicanos, colombianos, chilenos, argentinos e brasileiros, entre outros países.

“Trata-se de algo muito bom pra gente, sobretudo para o feminino. A gente está conseguindo trazer um pouco de tecnologia e informação para o controle de qualidade das atletas, com análises que antes ficavam mais no campo da subjetividade. Agora poderemos saber o que está acontecendo com o elenco e corrigir mais rápido nossos erros, aumentando performance e eficiência sobretudo na preparação física dos atletas”, disse Leonardo Reis coordenador administrativo da divisão de base do clube.

CEO da PlayerMaker Brasil, Thiago Oliveira também comentou: “É um orgulho muito grande para associar a nossa marca a um clube como o Bahia, que hoje é referência em gestão, inovação e responsabilidade social. O fomento ao futebol feminino é um pilar fundamental da nossa companhia. Estar com um clube que tem a visão de investir em alta tecnologia para a modalidade é realmente um ponto de sinergia natural e verdadeiro. Sensação boa de estarmos contribuindo positivamente com o futuro do futebol feminino brasileiro como um todo”.

Em relação às Mulheres de Aço, por exemplo, um dado chama atenção: atualmente 90% dos times femininos da primeira divisão da Inglaterra utilizam a tecnologia.

Análise Física:
Distância percorrida
Distância em alta intensidade
Distância em sprint
Aceleração/Desaceleração
Velocidade Máxima
Sprints (Quantidade)
Ritmo de trabalho (m/min)

Análise Técnica:
Toques (Quantidade)
Interação com cada perna (% – percentual)
Envolvimentos (Quantidade de posses de bola por jogador)
Estilo de jogo (% de posse – 1 toque / curta / longa)
Tempo de posse de bola (em segundos)
Porcentagem de posse de bola (em segundos)
Passes (Quantidade)
Passes completos (% – percentual)
Recuperações de posse (Quantidade)
Perdas de posse (Quantidade)

Análise Tática:
Rede de passes
Posse de bola (% – percentual)
Passes (Quantidade)
Passes completos (% – percentual)
Passes por posse (quantidade)
Tempo por posse (em segundos)
Tempo para recuperação de posse (em segundos)

Análise de Marcha e Carga:
Tempo da passada
Tempo de contato no solo
Tempo de flutuação
Ritmo ou cadência
Taxa de assimetria
Velocidade do passe

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário