Apesar da boa fase de Pablo, autor de dois gols e duas assistências nas três primeiras rodadas do Campeonato Paulista, o São Paulo segue no mercado em busca de um centroavante para a temporada 2021. O pedido por outro atacante foi feito pelo treinador argentino Hernán Crespo, que deseja aumentar as opções para o sistema ofensivo. O principal alvo da cúpula são paulina é Borré, do River Plate-ARG, porém, o jogador é caro e vem sendo monitorado por outros clubes, como o Palmeiras e equipes da Europa. Com isso, outros nomes aparecem na lista, casos de Gilberto (Bahia) e Eduardo Sasha (Atlético-MG).
Segundo informação do portal UOL Esportes, em matéria assinada pelo jornalista Thiago Fernandes, o São Paulo também considera Gilberto e Eduardo Sasha como jogadores de difícil acerto. O primeiro tem contrato com o Bahia até dezembro, porém, o clube paulista precisaria convencer a diretoria do tricolor baiano a liberar seu principal atacante e artilheiro. Já Eduardo Sasha vem sendo cobiçado por diversos clubes e o Galo recusou um empréstimo a um clube da Arábia. Ou seja, só sai se for negociado em definitivo.
No ano passado, Gilberto foi procurado pelo técnico Rogério Ceni para reforçar o Fortaleza, mas rejeitou o convite. Ele também recebeu uma proposta do Grêmio, que teria oferecido ao Esporte Clube Bahia 2 milhões de euros (R$ 12 milhões) e o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, que pertence ao Grêmio e está emprestado ao Bahia, no entanto, a cúpula tricolor recusou a proposta.
Gilberto foi revelado no Santa Cruz e acumula passagens também por Vera Cruz-PE, Internacional, Sport-PE, São Paulo, Portuguesa, Toronto FC do Canadá, Vasco, Chicago Fire dos Estados Unidos. O centroavante está no Bahia desde 2018, quando chegou após passagem pelo Yeni Malatyaspor, da Turquia. Ao todo, soma 134 jogos e 58 gols marcados. Na temporada passada, marcou 19 gols em 50 jogos.