Bahia encara o Unirb de olho na liderança do Campeonato Baiano

Bahia pode assumir a liderança do Campeonato Baiano

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O time de transição do Esporte Clube Bahia não começou bem a temporada 2021 e na estreia do Campeonato Baiano, perdeu de virada para a Juazeirense, por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, porém, na rodada seguinte, se recuperou e derrotou o Doce Mel no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, com dois golaços. No último domingo, a equipe comandada por Cláudio Prates entrou em campo pela Copa do Nordeste, substituindo o time principal que estava folgando, e os garotos do sub-23 não decepcionaram. Chegaram a abrir 3 a 0 para cima do Salgueiro no Estádio Cornélio de Barros, vacilaram nos minutos finais e levaram dois gols, mas conquistaram o triunfo por 3 a 2, na estreia do torneio regional.

 

Nesta quarta-feira (03), o time de transição volta o seu foco para o Campeonato Baiano e enfrenta o Unirb, às 18h, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, que volta a ser o mando de campo do Bahia, visto que a Arena Fonte Nova vai reabrir o Hospital de Campanha por conta do aumento nos casos de Covid-19 e consequentemente da ocupação nos leitos de UTI. Na 3ª colocação, com 3 pontos, o Esquadrão pode assumir a liderança se vencer o time da cidade de Alagoinhas que disputa o Baianão pela primeira vez após conquistar o acesso no ano passado vencendo o Colo Colo de Ilhéus. O Unirb ainda não venceu no Estadual. Empatou na estreia com o Vitória, por 3 a 3, e no último jogo, ficou no 0 a 0 com o Jacuipense em Pituaçu.

Únicos times que ainda não pontuaram na competição, porém, ambos com apenas um jogo disputado, Vitória da Conquista e Doce Mel se enfrentam às 16h no Estádio Lomanto Júnior, em duelo válido pela 1ª rodada do Baianão. O Bode fez sua estreia no último domingo, mas perdeu por 1 a 0 para o Fluminense de Feira no Estádio Joia da Princesa, enquanto o time de Ipiaú perdeu para o Bahia por 2 a 0, no Estádio Joia da Princesa, pela 2ª rodada.

O outro jogo desta quarta será entre os últimos dois vice-campeões. Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira duelam no Estádio Antônio Carneiro, também às 16h. O Carcará estreou vencendo o Fluminense de Feira, por 1 a 0, fora de casa, mas na última rodada, perdeu de virada para o Vitória por 2 a 1 no Estádio Carneirão. Já o Tremendão só disputou um jogo até aqui e ficou no empate sem gols com o Jacuipense na Arena Cajueiro. O time de Alagoinhas é o 4º colocado, enquanto o time feirense ocupa a 8ª posição.

JOGOS DE HOJE PELO BAIANÃO 2021

16h00 – Vitória da Conquista x Doce Mel (1ª rodada)

16h00 – Atlético x Bahia de Feira (2ª rodada)

18h00 – Bahia x Unirb (3ª rodada)

Vitória e Jacuipense

Na primeira fase, as 10 equipes disputam em turno único, jogos todos contra todos, em jogos só de ida. Os quatro melhores garantem vaga na próxima fase. A partir daí, o campeonato entra na fase de mata-mata: semifinal e final, todos com jogos de ida e volta. O rebaixado será o time de pior campanha na primeira fase. Na semifinal, o time de melhor campanha enfrenta o 4º, e o 2º duela com o 3º, os dois primeiros classificados desses, terão seu mando de campo nos jogos de volta. O campeão disputará a Copa do Nordeste de 2022 e a Copa do Brasil de 2022, o vice colocado e o terceiro colocado disputarão a Copa do Brasil de 2022. A segunda vaga para disputar a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2022 será a equipe melhor qualificada pelo Ranking da CBF. A terceira vaga na competição regional, que será para a Fase Pré, virá da segunda equipe melhor qualificada pelo Ranking da CBF. As três equipes melhores posicionadas na classificação geral da competição terão direito de disputar a Série D de 2022 desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário