Concorrente do Bahia, Vasco prepara pedido de anulação do jogo e entrará com ação no STJD

Departamento jurídico já fez o ofício que será enviado à CBF

Concorrente do Esporte Clube Bahia na luta contra o rebaixamento, o Vasco da Gama não digeriu a derrota para o Internacional neste domingo por 2 a 0 no Estádio de São Januário por conta do primeiro gol em que o VAR teve um problema no sistema para traçar a linha de impedimento e por conta disso, ficou a decisão de campo. O time cruzmaltino teve um pênalti marcado a seu favor (desperdiçado por Cano) em que o atacante chuta o chão e a Central do Apito vê como lance normal, porém, o árbitro de vídeo enxergou penalidade e sinalizou ao árbitro que foi na onda e marcou. Ainda assim, o clube carioca se sentiu prejudicado pela falha do VAR e seu departamento jurídico já preparou um ofício para enviar à CBF pedindo anulação da partida, além disso, entrará com ação no STJD.

 

O clube tentou anexar o documento na súmula, mas a arbitragem não permitiu e disse que “nada houve de anormal”. Em entrevista pós-jogo, o técnico Vanderlei Luxemburgo revelou que o time quase não voltou para o campo no segundo tempo.

Os advogados do clube vão entrar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, nesta segunda-feira, e também vão enviar ofício à CBF para questionar o problema do VAR em São Januário. O manual para árbitros e para implementação do VAR diz, que “uma partida não é invalidada devido a defeito(s) na tecnologia do VAR (no que se refere à tecnologia da linha de gol (GLT); decisão errada envolvendo o VAR (dado que o VAR é um membro da arbitragem; a decisão de não revisar um incidente; a revisão de uma situação não revisável.”

O diretor de futebol, Alexandre Pássaro, protestou em pronunciamento antes da coletiva de imprensa do treinador Vanderlei Luxemburgo. “Temos um problema nesse campeonato que é o VAR. O que aconteceu hoje é inadmissível. A gente estava no vestiário, e quando saímos pro jogo o pessoal da Vasco TV me avisou que pediram que pediram para eles tirarem a câmera que fica à beira do gramado, porque ela poderia captar uma imagem que pudesse depois desmentir o VAR. Foi inédito, a gente resistiu e não foi atendido. Não sabíamos o motivo disso, mas muito provavelmente é porque a CBF sabia que a linha de impedimento estava descalibrada”, revelou o dirigente vascaíno.

Leia o ofício do Vasco divulgado no blog da Gabriela Moreira

“De acordo com as normas aplicáveis ao VAR e previstas nas Regras de Futebol 2020/21 da CBF, nos jogos em que o VAR é utilizado pela arbitragem, o “VAR automaticamente deve “checar” as imagens gravadas das câmeras de TV, em todo possível ou real gol, pênalti ou decisão/incidente de cartão vermelho direto, ou em caso de identificação equivocada, utilizando diferentes ângulos de câmeras e velocidades de replay” (p. 151).

No entanto, não foi isso que se viu no jogo Vasco x Internacional, quando o Vasco foi claramente prejudicado – novamente, diga-se de passagem – pelo VAR. Dessa vez, sistema do VAR deixou de funcionar justamente no momento da checagem do gol do Internacional, cujo autor estava claramente em posição de impedimento, como demonstrando por diversos ângulos pelas câmeras de televisão.

Essa inadmissível falha do VAR feriu de morte a lisura da partida, tornando-a anulável. Por isso, requeremos a anulação da partida Vasco x Internacional ocorrida em 14/02/2020, com a consequente remarcação da partida em nova data e com um VAR em pleno funcionamento.”

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário