Na estreia de Dado, Bahia encara o Inter e tenta evitar o Z4 no último jogo do ano

Bahia precisa vencer para se garantir fora do Z-4 nessa rodada

Foto – Felipe Oliveira/EC Bahia

Começou neste sábado a 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, a última rodada do ano de 2020, e dos quatro jogos realizados hoje, três interessaram ao Esporte Clube Bahia e terminaram com resultados satisfatórios. O Coritiba perdeu para o Atlético-MG, por 2 a 0, no Mineirão, e se afundou ainda mais na zona de rebaixamento, caindo para a lanterna com 21 pontos. Se vencesse, chegaria aos 24 e diminuiria para quatro pontos a distância para os primeiros concorrentes fora do Z-4. Portanto, podemos tratar como um bom resultado. Quem também perdeu foi o Sport-PE, que está um degrau acima do Bahia, separados apenas por um ponto. O Leão de Pernambuco foi derrotado por 1 a 0 pelo Goiás, que era o lanterna, mas saltou para 18º com 23.

 

Em outro jogo da noite que interessava ao Bahia, o Fortaleza empatou sem gols com o Flamengo na Arena Castelão. O Leão do Pici soma 31 pontos e segue na 14ª colocação. Neste domingo, o Esporte Clube Bahia estreando o técnico Dado Cavalcanti e reforçado do colombiano Índio Ramírez, enfrenta o Internacional, às 16h, na Arena Fonte Nova, precisando vencer para não correr risco de virar o ano dentro da zona de rebaixamento.

Vindo de cinco derrotas seguidas, a últimas delas bastante sofrida diante do Flamengo, quando chegou a virar para 3 a 2 e tomar a virada com um a mais, culminando com a demissão de Mano Menezes, o Esquadrão aparece como 16º colocado, com os mesmos 28 pontos do Vasco da Gama, que abre o Z-4 e enfrenta neste domingo o Athletico-PR na Arena da Baixada. No duelo do primeiro turno, o Bahia empatou em 2 a 2 no Beira-Rio, na ocasião a equipe foi comandada por Cláudio Prates de forma interina.

Na hipótese de um triunfo sobre o Internacional neste domingo, o Bahia saltaria para a 13ª colocação, ganhando três posições, ultrapassando Sport-PE, Fortaleza e o Red Bull Bragantino (este enfrenta o Palmeiras no Allianz Parque). Em caso de um empate, o Esquadrão precisaria torcer para o Vasco não vencer o Athletico-PR. Se perder, o que não cogita de forma alguma o torcedor tricolor, o Bahia pode entrar na zona de rebaixamento até com um simples empate do Cruz-Maltino. Portanto, empate ou derrota tem o mesmo sabor amargo, e somente os 3 pontos interessaram, para encerrar o ano vencendo e iniciar 2021 com uma motivação extra para buscar a permanência na elite do futebol nacional.

Para a partida, Dado não poderá contar com os meias Rodriguinho e Daniel, ambos suspensos, o primeiro pelo terceiro amarelo e o segundo por expulsão direta no jogo contra o Flamengo. Também estão fora Zeca e Ramon, que pertencem ao Internacional e na cláusula de empréstimo consta a tal cláusula que os impede de jogar contra o clube gaúcho. O atacante Élber segue fazendo tratamento e não encara o Internacional. Por outro lado, o atacante Fessin voltou a treinar e fica à disposição de Dado. Reintegrado ao grupo após três dias afastado em virtude da acusação de racismo que não houve comprovação, o meia-atacante Juan Ramírez está à disposição e deve ser titular.

Quem apita o duelo entre Bahia e Internacional é o árbitro paranaense Paulo Roberto Alves Júnior. Ele será auxiliado por Rafael Trombeta e Victor Hugo Imazu dos Santos, ambos também filiados à Federação do Paraná. O baiano Ricarle Gustavo Gonçalves Batista será o quarto árbitro. O responsável pelo árbitro de vídeo será Elmo Alves Resende Cunha, de Goiás, auxiliado por Antonio Dib Moraes de Sousa (PI) e Ciro Chaban Junqueira (DF). Renato Cardoso da Conceição será o observador de VAR.

JOGOS DA 27ª RODADA DA SÉRIE A

SÁBADO, 26/12
17h00 – Atlético-MG 2 x 0 Coritiba
19h00 – Fortaleza 0 x 0 Flamengo
19h00 – Goiás 1 x 0 Sport-PE
21h00 – Fluminense 1 x 2 São Paulo

DOMINGO, 27/12
16h00 – Bahia x Internacional
16h00 – Botafogo x Corinthians
18h15 – Athletico-PR x Vasco
18h15 – Palmeiras x Bragantino
18h15 – Santos x Ceará
20h30 – Grêmio x Atlético-GO

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário