Na última terça-feira, em duelo dramático e tenso nos minutos finais, o Esporte Clube Bahia segurou o empate em 0 a 0 com o Unión Santa Fé, atuando no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina, e como havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 na Arena Fonte Nova, conquistou a classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana, igualando a campanha de 2018, quando chegou nesta mesma fase, mas foi eliminado pelo Atlético Paranaense que mais tarde sagrou-se campeão superando na decisão o Junior Barranquila. Com a vaga garantida e mais R$ 3,1 milhões no bolso como premiação, restava ao Esquadrão a definição do seu adversário, que foi conhecido na noite desta quinta-feira.
O Esporte Clube Bahia terá novamente um rival argentino pela frente. É o segundo argentino que o Esquadrão enfrenta na atual edição e o terceiro na história do clube na competição. Após o empate em 1 a 1 na Argentina, o Vasco da Gama tinha a vantagem do empate sem gols para se classificar atuando em São Januário, no Rio de Janeiro, porém, não foi capaz se segurar o empate, tampouco se balançar a rede adversária e acabou sendo derrotado dentro de casa pelo Defensa y Justicia por 1 a 0, com gol do atacante Hachen, aos 11 minutos do segundo tempo.
O primeiro duelo entre Bahia e Defensa y Justicia deve acontecer na Arena Fonte Nova entre os dias 8, 9 ou 10 de dezembro, enquanto a partida de volta deve ocorrer entre os dias 15, 16 ou 17, no Estádio Norberto “Tito” Tomaghello, na cidade de Florencio Varela, localizada na província de Buenos Aires, onde nasceu o craque Diego Armando Maradona, falecido no último dia 25 de novembro.
Caso avance do Defensa y Justicia, o Bahia pode enfrentar nas semifinais Coquimbo Unido, que eliminou o Sport Huancayo, ou Junior Barranquilla, que despachou hoje o Unión La Calera nos pênaltis.
Assim como na Libertadores da América, a Sul-Americana será decidida em partida única, com a sede mantida para a cidade de Córdoba, na Argentina, no estádio Mario Alberto Kempes. A grande decisão será disputada no dia 23 de janeiro de 2021.