Lavou a Alma: Bahia aplica 3 a 0 no Vasco e manda a Zica embora em Pituaçu

Rossi, Gilberto e Clayson marcaram os gols do Bahia no triunfo

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O Esporte Clube Bahia entrou em campo nesta quarta-feira (07) pressionado pelos resultados negativos no Estádio Metropolitano de Pituaçu, o último deles a derrota para o Sport na rodada passada, e sob protesto da torcida organizada Bamor que recebeu o ônibus com delegação com gritos de ordem contra o time e contra a diretoria antes da partida. Em campo, um time completamente diferente, não somente mudanças de peças, mas também mudança de atitude. Jogando bem e convencendo, especialmente no primeiro tempo com uma atuação perfeita, algo que não acontecia faz tempo em Pituaçu, o Esquadrão venceu o Vasco do técnico Ramon Menezes pelo placar de 3 a 0, em noite inspirada do setor de ataque, com gols anotados por Rossi, Gilberto e Clayson, os dois primeiros com passagem pelo Cruz-Maltino, Lei do Ex em dose dupla, e o último bastante criticado pela torcida, mas hoje merecedor dos elogios.

 

Com o triunfo, o Bahia encerra uma sequência de cinco jogos sem vencer atuando no Estádio de Pituaçu e chegou aos 15 pontos, saindo da porta do Z-4 e saltando para o 12º lugar, enquanto o Vasco amarga o quarto jogo seguido sem vencer no Campeonato Brasileiro e segue sem vencer o Esquadrão em Salvador há oito anos. Foi o segundo jogo em que o Esquadrão não sofre gol – isso só tinha acontecido na estreia contra o Coritiba ao vencer por 1 a 0.

Com muitas mudanças na equipe, o Bahia fez um primeiro tempo perfeito em todos os sentidos. Criou, agrediu e não permitiu que o Vasco jogasse. Teve menos posse de bola (47% x 53%), mas produziu muito mais e foi para o intervalo com um placar justo e confortável de 3 a 0, diga-se, sem exagero, até barato para o time carioca. O Esquadrão abriu o placar aos 9 minutos com Rossi após passe de Clayson, aumentou com Gilberto aos 31 em grande jogada do zagueiro-lateral Ernando e ampliou aos 45 com o contestado Clayson, aproveitando a “assistência” de Yago Pikachu. O placar poderia ser maior se o zagueiro Juninho não teve desperdiçado uma chance incrível cara a cara com o gol depois de ótima jogada de Rossi.

O Bahia voltou para o segundo tempo mordendo e pressionando, e logo nos primeiros minutos reclamou de um pênalti, que segundo o comentarista de arbitragem, não houve por conta de um desvio no defensor vascaíno antes do toque na mão. Depois, o tricolor se acomodou e foi mais conservador. O Vasco criou algumas chances, mas em nenhum momento esboçou uma possível reação. Para piorar a vida do time carioca, o time carioca teve o volante Bruno Gomes expulso aos 22 minutos, deixando a situação ainda mais tranquila para o Bahia que poderia ter feito mais gols, mas administrou o resultado assegurando 3 importantes pontos.

Após os dois jogos em Salvador (Sport-PE e Vasco), somando uma derrota e um triunfo, o Esporte Clube Bahia terá agora dois compromissos em sequência fora de casa. No domingo (11), o Esquadrão enfrenta o Fluminense, às 16h, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e no dia 16, uma sexta-feira, visita o Goiás, às 20h, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. O time tricolor só voltará a jogar em casa no dia 19/10, uma segunda-feira, contra o até então líder Atlético Mineiro, comandado por Jorge Sampaoli.

VEJA OS GOLS DO JOGO

FICHA TÉCNICA
Bahia 3 x 0 Vasco
Campeonato Brasileiro – 14ª rodada
Local: Pituaçu, em Salvador
Data e Horário: 07/10/2020 (quarta-feira) – 19h15
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Lucio Beiersdorf Flor e Andre da Silva Bitencourt (ambos do RS)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO), auxiliado por Andrey da Silva E Silva (PA) e Edson Antonio de Sousa (GO).

Gols: Rossi, Gilberto e Clayson (Bahia)

Bahia: Douglas; Ernando, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore (Ramon), Elias e Daniel (Ronaldo); Rossi (Élber), Clayson (Fessin) e Gilberto (Saldanha). Técnico: Mano Menezes.

Vasco: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Ricardo Graça, Leandro Castán e Henrique; Bruno Gomes, Fellipe Bastos e Marcos Júnior (Carlinhos) ; Vinícius (Cayo Tenório), Talles Magno (Gabriel Pec) e Germán Cano.Técnico: Ramon Menezes.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário