Bahia reencontra algoz Ceará e tenta repetir 2018 para se manter no G-4

Ceará não perde para o Bahia desde 2018, quando tomou 2 a 1

Foto: Kely Pereira/AGIF

Bahia e Ceará voltam a se encontrar neste domingo (23), agora pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Será o quarto encontro entre as equipes na temporada e até aqui só o Vozão se deu bem. No primeiro jogo, pela primeira fase da Copa do Nordeste, na Arena Castelão, o time cearense chegou a estar perdendo por 2 a 1 até os minutos finais, mas alcançou o empate. Nas finais do torneio regional, duas vitórias (3 x 1 e 1 x 0) que definiram o título invicto, ambos os jogos em pleno estádio de Pituaçu. A partida marcada para 20h no Castelão, é válida pela 5ª rodada do Brasileirão, onde os times vivem momentos distintos. O Esquadrão está invicto e com 7 pontos (em 3 jogos) ocupa o quarto lugar, enquanto o Vovô com apenas um ponto e ainda sem vencer, é o vice-lanterna.

 

O histórico de confrontos aponta até um certo equilíbrio. Em 47 confrontos, entre Brasileirão, Série B e Copa do Nordeste, o Ceará venceu 17 e o Bahia 16 vezes. Tivemos outros 14 empates. No entanto, o retrospecto recente é favorável ao time cearense. Nos últimos cinco encontros, o Vozão venceu três vezes (2 x 1 em Pituaçu pela Série A de 2019, 3 x 1 e 1 x 0 pelas finais da Copa do Nordeste), e empatou outros dois jogos (0 x 0 pela Série A de 2019 no Castelão e 2 x 2 pelo confronto da primeira fase do Nordestão 2020). Pelo Brasileirão, a vantagem é do time baiano que venceu 7, perdeu 4 e empatou 3.

O Ceará não perde para o Bahia desde 2018, quando tomou 2 a 1, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nesse ano, o Tricolor venceu os dois jogos. Além do 2 a 1 em Salvador, aplicou 2 a 0 em Fortaleza, com gols de Lucas Fonseca e Gilberto.

Na última partida na Arena Castelão, no dia 15 de fevereiro, que terminou empatado em 2 a 2, pela quarta rodada da primeira fase da Copa do Nordeste, o destaque do Bahia foi o atacante Gilberto, autor dos dois gols. O camisa 9, artilheiro do time tricolor no ano, desfalcou o Bahia nas fases mais importantes do Nordestão. Ficou de fora das quartas de final, semifinais e finais por conta de uma lesão. Porém, desta vez, Gilberto está de volta a reforça o ataque tricolor. Por outro lado, o goleiro Douglas sofreu uma lesão na coxa e desfalca a equipe.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário