O presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, agora será responsável por fiscalizar e regular as condições para que clubes façam parte do Profut. Nesta segunda-feira, em publicação do Diário Oficial da União, o mandatário tricolor assumiu uma cadeira no Plenário de Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFUT), comitê ligado ao governo federal. Segundo o Ministério da Cidadania, o plenário é um “comitê não remunerado, formado por um colegiado de profissionais selecionados de diferentes setores do mercado do futebol e representantes do Governo Federal, seguindo critérios especificados por lei”. A informação foi divulgada pelo clube no aplicativo Sócio Digital.
“A função do plenário é fiscalizar, regulamentar, debater e decidir todas as resoluções e processos propostos para o aprimoramento e a fiscalização da gestão do mercado esportivo, bem como atuar na aplicação e na condução da lei que instituiu o Programa de Modernização da Gestão e Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut)”, diz texto publicado no site oficial da pasta.
Além de Bellintani, o APFUT tem nomes como o do tetracampeão mundial Ricardo Rocha e o do meia Deco. Ainda integram a equipe os técnicos Dorival Júnior e Vagner Mancini.
Veja a composição do APFUT
Atletas
Anderson Luiz de Souza (Deco): membro titular
Ricardo Rocha: membro suplente
Clubes
Guilherme Cortizo Bellintani, presidente do Bahia: membro titular
Marcelo Cunha da Paz, presidente do Fortaleza: membro suplente
Treinadores
Dorival Júnior: membro titular
Vagner Mancini: membro suplente
Árbitros
Renato Marsiglia: membro titular
Gutemberg de Paula Fonseca: membro suplente
Fomento ao Futebol
Thiago Roberto Scuro, CEO do Red Bull/Bragantino FC: membro titular
Pedro Daniel, Diretor Executivo da Ernst & Young: membro suplente