Bahia lamenta morte de Riachão e lembra de homenagem ao sambista

Riachão morreu em Salvador, na madrugada desta segunda

Na madrugada desta segunda-feira (30), faleceu o sambista Clementino Rodrigues, mais conhecido como Riachão, aos 98 anos, um dos maiores sambistas do país. A causa da morte ainda é desconhecida. Nascido no bairro do Garcia, em Salvador, ele compôs a primeira canção aos 12 anos, em 1921. Entre as canções mais famosas do músico, está “Cada Macaco no seu Galho”, lançada em 1972 nas vozes de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Além disso, Riachão é compositor de sambas como “Vá morar com o diabo”, apresentado em disco em 2000, em dueto dele com Caetano, mas popularizado no ano seguinte com a gravação feita pela cantora Cássia Eller (1962 – 2001) para o álbum e DVD ao vivo da série Acústico MTV.

 

Outro artista consagrado que gravou Riachão foi Jackson do Pandeiro. O sambista baiano gravou o primeiro CD aos 80 anos. Durante a carreira, o sambista fez participação no filme “Os Pastores da Noite”, do francês Marcel Camus, baseado na obra homônima de Jorge Amado. O artista também foi homenageado, em 2014, pela “Mudança do Garcia”. Um ano depois, em 2015, o circuito “Mudança do Garcia” mudou de nome e passou a ser chamado oficialmente de “Riachão”. Já no mês passado, o sambista participou do carnaval no circuito que leva seu nome.

O Esporte Clube Bahia divulgou uma nota de pesar e lembrou da homenagem que fez ao artista em 2018, no mês de comemoração da Consciência Negra. Veja abaixo:

“A diretoria do Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade aos amigos e familiares de Clementino Rodrigues, o nosso querido Riachão, que faleceu nesta segunda-feira (30), aos 98 anos. Nascido em 14 de novembro de 1921, Riachão foi um dos principais sambistas do país.

Homenagem

Em Novembro de 2018, dentro do mês de comemoração da Consciência Negra, o Tricolor o homenageou. Naquela ocasião, no jogo contra o Ceará, o meia Ramires usou a camisa com o nome de Riachão.”

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário