Tabu em jogo: Relembre o último triunfo do Bahia sobre o Palmeiras

Souza foi o destaque em 2012 marcando dois gols

Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado

O último triunfo do Esporte Clube Bahia sobre o Palmeiras foi no dia 26 de julho de 2012, quando venceu por 2 a 0, com dois gols do atacante Souza “Caveirão”, na Arena Barueri, pela 12ª rodada da competição. De lá para cá, foram oito encontros pela Série A, com 4 vitórias do Palmeiras e 4 empates. Porém, atuando em Salvador, o Esquadrão não vence o Verdão desde 1988, ano do bicampeonato brasileiro, quando venceu por 1 a 0 com gol do zagueiro Pereira, ou seja, a maioria dos jogadores do elenco não eram nem nascidos. De 88 para cá, foram 12 jogos em Salvador, um pela extinta Copa João Havelange, um pela Copa do Brasil de 2018 e outros 10 pelo Brasileirão. Incrivelmente, o Tricolor Baiano sofreu 8 derrotas e empatou 4 vezes.

 

No ano passado, além dos jogos pela Série A, Bahia e Palmeiras também se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Esquadrão na época era comandado pelo técnico Enderson Moreira. Nos primeiros 90 minutos, empate por 0 a 0 na Arena Fonte Nova, com o volante Bruno Henrique desperdiçando um pênalti. Já na partida de volta, o Verdão de Felipão teve trabalho, mas venceu por 1 a 0 com gol do atacante Dudu, eliminou o tricolor e avançou para as semifinais.

HISTÓRIA: O primeiro jogo entre as duas equipes aconteceu em 1937, em um jogo amistoso, quando o Palmeiras ainda se chamava Palestra Itália, no Campo da Graça, em Salvador. Na ocasião, com gols de Luizinho, Moacyr e Rolando (duas vezes), o Verdão bateu o Bahia por 4 a 0, placar este que também é a maior goleada do confronto – o resultado foi repetido pelo clube paulista mais tarde em outras três oportunidades: 1963, 1983 e 2002.

No retrospecto geral, o Palmeiras também leva vantagem. Contando apenas confrontos pelo Brasileiro (de 1968 a 2019), ambos se enfrentaram 39 vezes, o Verdão venceu 19, enquanto o Esquadrão apenas 8 e tivemos outros 12 empates. Os paulistas balançaram as redes 54 vezes e os baianos 32. Atuando em Salvador, o Bahia enfrentou o Palmeiras 17 vezes pelo Brasileirão, vencendo apenas 3, perdendo 8 e empatando 6. Contando todas as competições, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa dos Campeões, são 45 confrontos, com 23 vitórias do Alviverde, 13 empates e 9 triunfos do Tricolor.

RELEMBRE O ÚLTIMO TRIUNFO

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*