Chances do Bahia de vaga na Libertadores caem pela metade

Matemáticos da UFMG atualizaram os números após 28ª rodada

Fots: Felipe Oliveira / EC Bahia

Após a derrota para o Internacional por 3 a 2 na Arena Fonte Nova pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Esporte Clube Bahia viu suas chances de conquistar uma vaga na Libertadores cair pela metade. De acordo com os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Esquadrão agora tem 17.2% de probabilidade de terminar a competição dentro do G-6. Na rodada anterior, mesmo com o revés diante do Ceará em Pituaçu, o Tricolor Baiano manteve a distância para os primeiros colocados e tinha 34.1%. Desta vez, o tropeço custou mais caro, já que Grêmio, São Paulo e até o próprio Inter dispararam na tabela.

 

O Grêmio, agora 100% focado no Brasileirão após eliminação na Libertadores, venceu o Botafogo por 3 a 0 e chegou aos 44 pontos na sétima colocação, abrindo 3 pontos do Bahia que perdeu o oitavo lugar para o Athletico-PR e agora ocupa a 9ª posição. O time de Renato Gaúcho tem 51.8% de chances de vaga no G-6. Já o Internacional, com a vitória sobre o Bahia, igualou os 45 pontos do Corinthians, mas ultrapassou o Timão e assumiu o 5º lugar. O Colorado subiu para 65.3% suas chances de garantir uma vaga na Libertadores. Já o São Paulo derrotou o Atlético-MG por 2 a 0 e se consolidou no G-4, chegando aos 49 pontos.

CHANCES DE VAGA NA LIBERTADORES
Flamengo – 100%
Palmeiras – 99.96%
Santos – 98.5%
São Paulo – 90.8%
Internacional – 65.3%
Corinthians – 55.8%
Grêmio – 51.8%
Bahia – 17.2%
Goiás – 8.9%
Vasco – 8.4%

Esse ano, por enquanto, temos apenas seis vagas na Série A destinadas a Libertadores (quatro para a fase de grupos e duas para a fase preliminar), no entanto, se o Flamengo for campeão da Libertadores em cima do River Plate, abrirá uma sétima vaga para pré-Libertadores e o 5º colocado garante vaga direta na fase de grupos.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário