Gilberto assume ponta da artilharia do ano entre os jogadores da Série A

Atacante tricolor se desgrudou do centroavante Fred

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O atacante Gilberto voltou em grande estilo após a pausa de quase 30 dias para disputa da Copa América e na última quarta-feira foi o responsável pelo gol que garantiu o empate do Bahia contra o Grêmio, por 1 a 1, em Porto Alegre, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. A partida de volta será no dia 17, quarta que vem às 19h15, com promessa de casa cheia na Arena Fonte Nova. Com o tento marcado, o camisa 9 tricolor chegou aos 17 gols em 31 jogos pelo Esquadrão na temporada e aparece como o artilheiro do Brasil entre os jogadores da Série A, à frente de nomes como Fred e Gabigol. O centroavante tricolor dividia o posto com Fred até o gol marcado diante do time gremista.

 

Os 17 gols de Gilberto estão divididos da seguinte forma: Copa do Nordeste (8 gols em 8 jogos); Campeonato Baiano (3 gols em 7 jogos), Copa do Brasil (4 gols em 8 jogos) e Campeonato Brasileiro (2 gols em 6 jogos). A única competição que ele não marcou foi na Copa Sul-Americana, pelo qual disputou dois jogos da eliminação tricolor para o Liverpool-URU. Em 2018, o centroavante terminou o ano com 9 gols em 25 partidas, média de 0,36 gol por jogo. Esse ano, a média melhorou (0,54 por jogo).

Veja os artilheiros do Brasil entre os atletas da Série A:

1º – Gilberto (Bahia) – 17 gols
2º – Fred (Cruzeiro) – 16 gols
3º – Gabigol (Flamengo) – 15 gols
Luciano (Fluminense) – 15 gols
5º – Daniel Amorim (Avaí) – 14 gols
6º – Ricardo Oliveira (Atlético-MG) – 13 gols
Alerrandro (Atlético-MG) – 13 gols
Bruno Henrique (Flamengo) – 13 gols
9º – Everton (Grêmio) – 11 gols
Everaldo (Chapecoense) – 11 gols

Considerando os clubes das quatro divisões nacionais, o goleador do ano no momento é o atacante Edson Cariús, com 19 gols em 23 jogos pelo Ferroviário do Ceará que lidera o Brasileiro da Série C.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário