Campeonato Baiano 2019 é lançado com muitas novidades e surpresa

O jogo de estreia será entre Bahia de Feira e Jacuipense

Na noite desta quarta-feira (09), aconteceu o lançamento oficial do Campeonato Baiano de 2019, em coquetel realizado na sede da Rede Bahia, no bairro da Federação, em Salvador. A grande surpresa do evento foi o anúncio da aposentadoria de Jailson Macêdo Freitas como árbitro, que agora abandona os campos para trabalhar como comentarista de arbitragem da TV Bahia, onde esclarecerá dúvidas de lances polêmicos durante as transmissões das partidas do estadual e também participará dos programas jornalísticos da emissora.

Entre várias novidades já anunciadas no Estadual 2019, como por exemplo o árbitro de vídeo nas decisões, o Campeonato Baiano de 2019 será o primeiro de Ricardo de Lima, presidente eleito da Federação Bahiana de Futebol (FBF), que assume o lugar até então ocupado por Ednaldo Rodrigues, na próxima quarta-feira, dias antes da primeira partida do estadual.

“A expectativa é grande. Até porque é uma competição que envolve grandes clubes do nosso estado. A gente trabalha de forma tranquila. Fazemos parte da gestão de Ednaldo, e isso dá experiência para a nossa largada”, disse Ricardo de Lima ao GloboEsporte.com.

De acordo com informações do Globo Esporte, o lançamento do Campeonato Baiano contou com a presença de dirigentes de Bahia, Vitória e clubes do interior. O presidente da Juazeirense destacou a força do Cancão de Fogo, que ficou na terceira posição do estadual em 2018, e apontou que a competição será a chance de mostrar uma mudança de perfil do clube, que deixou de apostar em velhos conhecidos do futebol baiano para investir em jovens promessas.



“Juazeirense, pelo terceiro ano consecutivo, é a equipe que carrega a rotulação e é, na verdade, a terceira força do futebol na Bahia. Há muito tempo que não tínhamos um time com essa sequência como terceira força. O Bahia de Feira foi um ano, Colo Colo no outro ano. Juazeirense conseguiu uma sequência de três anos. Pelo ranking nacional, estamos 400 pontos na frente do 4º colocado do estado. Para a gente, é uma alegria muito grande, a cada ano quebramos recordes, e esse não será diferente. Mudamos um pouco nosso perfil. Tínhamos o perfil de contratar jogadores mais experientes, jogadores que atuavam há mais de quatro anos no time e estavam entrosados. Esse ano preferimos contatar com jogadores mais jovens, temos uma média de 23,6 anos no elenco. Nos anos anteriores, a faixa média de idade era de 30 anos. Vamos disputar cinco competições neste ano. Campeonato Baiano, Copa do Brasil, seletiva da Copa do Nordeste, Série D e Copa Governador. Não é qualquer time que tem, por três anos, calendário para o ano inteiro. Por isso estamos fortalecendo o elenco para a disputa do Campeonato Baiano”

Os jogos do Campeonato Baiano serão transmitidos pela TV Bahia. O jogo de estreia da competição, entre Bahia de Feira e Jacuipense, está marcado para o dia 19 deste mês. No dia 20, o Bahia encara o Fluminense de Feira, no Joia da Princesa. O Vitória inicia a competição no dia 24, diante do Vitória da Conquista, no Barradão.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário