Bahia já anunciou um time inteiro de reforços, com exceção do goleiro

Bahia já anunciou um time inteiro de reforços para 2019, com exceção de goleiro

No início de 2018, Bahia anunciou 15. Esse ano, já são 12

Fotos: Felipe Oliveira / EC Bahia

A temporada do Bahia em 2019 traz aspectos poucos comuns de ares promissores com as contratações de jogadores de comprovada qualidade técnica, alguns deles, testado e aprovado no próprio Bahia. É verdade perdeu seu melhor jogador, porém, na outra ponta, tal perda serviu de suporte financeiro para outros reforços com qualidade senão melhor, bastante assemelhada. Refiro-me ao meia Zé Rafael que foi negociado com o Palmeiras em uma transação que rendeu R$ 14,5 milhões para o Tricolor Baiano, a maior negociação da história do clube e do Nordeste.

Outra perda importante foi o lateral-esquerdo Léo que chegou aqui vindo do Fluminense, deixando o clube completamente valorizado e agora vai correr atrás da titularidade no São Paulo. Já Vinícius que se notabilizou no Bahia não por gols ou feitos importantes, mas sim pelos episódios do mal afamado BA-VI no Campeonato Baiano, saiu não por vontade própria, mas sim por uma opção do Bahia, aliás, acertada de não renovar o contrato. Fez 103 partidas e marcou 21 gols. Hoje ele é jogador do Clube Atlético Mineiro.

O mesmo não aconteceu com Edigar Junio, que chegou ao Bahia em 2016, praticamente desconhecido vindo do Joinville onde esteve emprestado pelo Atlético-PR. Em pouco tempo, o jogador conquistou a torcida e acabou sendo responsável por gols importantes, notadamente na campanha contra o rebaixamento em 2017. Foi embora para atuar Yokohama Marinos, do Japão, através da modalidade de empréstimo, porém, sem o valor da transação conhecido. O jogador disputou 147 jogos com a camisa do Bahia marcando 44 gols. Deixa saudade. Não posso dizer o mesmo de Tiago, que foi anunciado nesta quarta-feira pelo Lanús, da Argentina. Sua saída não preocupou o torcedor, principalmente pelas chegadas de Ernando e Xandão, além das opções por Jakcosn, Ignácio, Everson e Jaques.

Outros jogadores de menor importância na temporada, não renovaram, como Allione, destaque na conquista da Copa do Nordeste de 2017, mas apagado em 2018, e Edson que perdeu espaço no ano passado, já Gilberto, este sim, foi um acerto e tanto da diretoria, que fez um esforço danado e conseguiu renovar seu contrato. Não só segurou o seu artilheiro do time na Série A de 2018, como foi em busca de outro centroavante goleador (Fernandão) e xodó da torcida, anunciado e apresentado nesta quarta-feira, com contrato em definitivo até o final de 2020. Um grande investimento e espera a diretoria que exista retorno dentro de campo e fora dele com novos associados e vendas de camisa.

QUEM CHEGOU EM 2019



Fernandão foi o DÉCIMO SEGUNDO reforço contratado pelo Esporte Clube Bahia que já havia acertado com Matheus Silva (lateral-direito); Ernando e Xandão (zagueiros); Moisés (lateral-esquerdo); Douglas e Fernando Medeiros (médios-volantes); Artur, Guilherme e Shaylon (meias-atacantes); Rogério e Iago (atacantes). Ou seja, a diretoria reforçou todos os setores, com exceção da posição de goleiro que já conta com Douglas, Anderson e Fernando Castro. Mesmo com todos esses nomes, não podemos afirmar que o ciclo se encerrou, afinal, um possível retorno de Stiven Mendoza vem sendo especulado, e o próprio colombiano vem demonstrando o desejo de retornar nas redes sociais. No entanto, saídas também podem ocorrer, uma delas do meia Ramires, desejado por clubes brasileiros e europeus e atualmente defendendo a Seleção Brasileira Sub-20.

Em 2018, o Bahia fechou o primeiro ciclo de reforços com 15 jogadores anunciados antes do início da Série A. Durante o Brasileiro, surgiram algumas carências, e o Esquadrão contratou mais 5 jogadores que atuaram no time principal (sem falar na leva de atletas para reforçar o Sub-23 no Brasileiro de Aspirantes), destaque para a chegada do centroavante Gilberto que em pouco tempo caiu nas graças do torcedor e terminou a o Brasileiro como artilheiro do time com 8 gols.

Dos 12 contratados para 2019, sete chegam em definitivo, porém, alguns com contratos mais curtos, como Xandão e Fernando (maio/2019) e Ernando (dezembro/2019). Moisés assinou até 2021, mesmo tempo de Rogério, enquanto Fernandão até o final de 2020. Já Matheus Silva fica até maio de 2020. Chegaram por empréstimo cinco atletas: Douglas e Guilherme (Corinthians), Shaylon (São Paulo), Artur (Palmeiras) e Iago (Confiança), todos até o final deste ano.

Veja o time de reforços anunciado pelo Bahia em 2019:

Deixe seu comentário

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com