Morre aos 83 anos o criador da camisa amarela da Seleção Brasileira

Escritor lutava contra um câncer de pele

Criador da camisa amarela da Seleção Brasileira, o escritor Aldyr Schlee morreu na noite desta quinta-feira, aos 83 anos. Ele lutava contra um câncer de pele desde 2012 e estava internado há 10 dias no Hospital Beneficência Portuguesa, em Pelotas. Passou por várias cirurgias para tentar conter o espalhamento da doença, mas não resistiu.

Schlee se tornou parte da história da Seleção em 1954. À época, um concurso buscava criar um novo uniforme para a equipe, após a decepcionante Copa do Mundo de 1950. No torneio marcado pelo Maracanazo, a camisa era branca.

O velório de Schlee acontece desde as 7h desta sexta-feira, no Memorial Pelotas Cemitério Parque. O enterro está marcado para as 17h. A prefeita da cidade, Paula Mascarenhas, decretou luto oficial de três dias e lamentou a morte do escritor e torcedor do Brasil de Pelotas no Facebook.



Natural de Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, Schlee era torcedor celeste — curiosamente, o adversário do Brasil em amistoso às 18h (de Brasília) desta tarde. Além de escritor, ele era jornalista, tradutor, Doutor em Ciências Humanas e professor universitário de Direito Internacional, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Venceu o prêmio Esso de jornalismo em 1963 por uma reportagem sobre o xisto betuminoso no Rio Grande do Sul.

LEIA MAIS

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário