BA-VI na Semifinal do Baianão é possível e ao mesmo tempo improvável

Bahia e Vitória precisariam terminar em 1º e 4º ou 2º e 3º

Foto: Maurícia da Matta

Finalmente o entediante Campeonato Baiano se aproxima da sua reta final e decisiva. Nesta quarta-feira (7), cinco jogos (todos no mesmo horário – 21h45) movimentam e finalizam 9ª (e última) rodada da primeira fase. Dos 10 clubes que entram em campo, 7 ainda estão envolvidos em alguma disputa, seja por vaga na semifinal, seja para evitar o rebaixamento à Série B do Baianão.

As exceções são Jacuipense, Jequié e Vitória da Conquista, que não têm mais chances de classificação às semifinais, mas também não correm risco de rebaixamento, jogam apenas para cumprir tabela ou, quem sabe, atrapalhar a vida de terceiros. O Bode, por exemplo, dispensou um “caminhão” de jogadores e vai colocar um time misturado com atletas da casa diante do Jacobina, que luta para permanecer na elite do futebol baiano.

Quem ficará atento nesse jogo é o Atlântico que, por sua vez, recebe no Estádio de Pituaçu a Juazeirense, vindo de duas derrotas consecutivas, porém, lutando por vaga na semifinal e precisando do triunfo para se manter no G-4. Para o Tubarão, resta vencer o Cancão de Fogo e ainda por cima precisa secar o Jacobina. Um simples empate já resolveria, é claro, se vencer o time de Juazeiro.

Mas vamos ao que nos interessa de verdade. A parte alta da tabela, que conta hoje com 3 vagas ainda em aberto e 4 clubes de olho. Quer dizer, o Bahia – apesar de não ter garantido matematicamente – está com um pé e meio na semifinal e somente uma TRAGÉDIA tiraria o Esquadrão do G-4. Então, indo pela lógica, temos DUAS vagas para três clubes – Juazeirense, Flu de Feira e Bahia de Feira.

BA-VI NA SEMI, É POSSÍVEL, PORÉM…

Além dos quatro classificados, teremos nesta quarta a definição dos duelos da semifinal. Muitas são as possibilidades, inclusive de acontecer um BA-VI já na fase seguinte. É possível, porém, as chances são quase nulas. Para isso, Bahia e Vitória precisariam terminar em 1º e 4º ou 2º e 3º. Algo bem improvável, afinal, exige uma combinação de resultados bastante complexa.

Primeiro que não vejo outro clube se não Bahia ou Vitória terminando a fase inicial na liderança. Muito menos um dos dois figurando como 4º colocado – que automaticamente encara o líder posteriormente. Para termos uma ideia como base, seria preciso (em uma das possibilidades) o Bahia perder ou empatar, além de Juazeirense e Flu de Feira vencerem, não ultrapassando o Vitória (no saldo de gols).

Então, pensando pela lógica, o tão aguardado novo encontro entre Bahia e Vitória depois daquele clássico BA-VI vergonhoso só deve realmente acontecer numa provável final, mas quem terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais só saberemos nesta quarta-feira. O Leão depende apenas de si, porém, precisa vencer o Flu de Feira lá no Joia para se garantir em 1º. O Esquadrão, por sua vez, precisa vencer o desmotivado Jequié na Fonte Nova e secar o rival. Um simples empate do rubro-negro já serviria para o tricolor assumir a dianteira.

Veja todos os jogos da rodada:

Bahia x Jequié (Arena Fonte Nova)
Fluminense x Vitória (Alberto Oliveira)
Atlântico x Juazeirense (Pituaçu)
Jacobina x Vitória da Conquista (José Rocha)
Jacuipense x Bahia de Feira (Antônio Carneiro)

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário