Análise dos Técnicos: As chances de Bahia e Vitória

Caros amigos do blog.

Venho através deste texto oferecer uma análise sobre nossas chances frente aos concorrentes do Sul-Sudeste e do estado de Pernambuco já que o futebol nordestino apresenta um número de participantes incomum devido ao nosso prestígio quase nulo diante das tradicionais equipes do futebol brasileiro principalmente aquelas concentradas no RJ/SP.

Além disso, analisamos nossas equipes sempre “por baixo” já que somos profundos conhecedores do mundo da bola e sempre demonstramos algum tipo de complexo de vira-latas considerando nossas equipes piores que as outras sem identificar exatamente como estão as outras equipes. Serão dois textos, o primeiro analisando os técnicos das equipes e o segundo os jogadores.

Vou começar analisando os técnicos. Ora, recentemente o Vitória contratou o Petkovic para a gerência de futebol e por dificuldades no mercado resolveu dar ao mesmo o cargo de técnico de futebol não sabemos até quando por que acreditamos se tratar de um movimento temporário. Mas, vamos supor que o Pet seja o técnico definitivo. Direção amadora, incompetente, isso e aquilo foi o que lemos e ouvimos por aí. 

Vamos iniciar realizando este comparativo.

Cuca (Palmeiras) => Não há o que comentar. Atual campeão brasileiro.

Fabio Carille => Alguém conhece? Só por que é o técnico do Corinthians significa que vai se “agigantar” e vai fazer o time voar dentro de campo usando as melhores estratégias de jogo a depender do jogo em questão? Era auxiliar-técnico e foi promovido a condição de técnico.vO Corinthians até hoje realiza quase as mesmas estratégias implantadas por Tite. Não a toa foram campeões paulistas. Este Fábio carille é ex-jogador de futebol e seu ultimo clube foi time de série B e que hoje está na C. O Grêmio Barueri

Rogério Ceni (São Paulo) => O cara que sempre viveu e respirou São Paulo Esporte Clube. Experiência Zero. Alguém pode dizer que este cidadão é melhor que Pet e Baleia Azul como técnico?

Dorival Jr. (Santos) => Este cidadão parece ser técnico de um time só. Se olharmos a trajetória dele, veremos que o cara é técnico do Santos desde 2015!!! Impressionante. Não vamos comparar com os técnicos dos nossos times. Tem bagagem de sobra.

Gilson Kleina (Ponte Preta) => Tem muita bagagem mas não é técnico de série A. Não o vejo como uma alternativa séria para nenhum de nossos times. Foi técnico do Bahia inclusive, mas acredito que a maioria dos integrantes do Blog não o vêem como uma alternativa séria. Eu não vejo. Não contrataria para meu time. O Bahia idem (acredito).


Marcelo Cabo (Atlético-GO) => Outro técnico de série B ou menos. Se notarmos os times que esse cidadão treinou iremos ver que se trata de uma aposta tão arriscada quanto iniciar o Brasileirão com um Petkovic. Mas parece que o Atlético-GO gostou do trabalho do cara já que foi campeão da série B. Será que vai dar alguma sumida no meio da Série A como aconteceu no início do ano?

Jair Ventura (Botafogo) => A exemplo do Corinthians, porém este iniciou no Botafogo como assistente, foi interino algumas vezes e desde o ano passado é o técnico oficial do clube. Como outros, um ex-jogador de futebol também. Se prestarmos atenção à estratégia adotada ano passado, veremos que o time era muito defensivo, muito seguro na defesa e ganhou várias partidas em contra-ataques. O Vitória foi um deles.

Zé Ricardo (Flamengo) => Outro desconhecido, hoje não tão desconhecido assim já que iniciou a “experiência” no Flamengo ano passado, e hoje é técnico do time, e essa “experiência” justificaria e muito que o ECV fizesse o mesmo com o Wesley Carvalho. Era o que todos os torcedores já desejavam desde o ano passado. Isso é o que dá termos dirigentes frouxos.

Abel Braga (Fluminense) => Assim com o Cuca, sem comentários.


Milton Mendes (Vasco da Gama) => O povo de Pernambuco o conhece muito bem pois foi técnico do Santa Cruz. Do rebaixado Santa Cruz. Imaginem a gritaria que seria se fosse a opção do ECV no início do ano. Outro que é técnico de série B apesar de ter treinado o Atlético-Pr em 2015. Vemos que a experiência profissional não é o critério para contratação de técnicos. O que acaba justificando a contratação de Petkovic.


Roger Machado (Atlético-Mg) => Mais um ex-profissional da bola, conhecido jogador do Grêmio de Porto Alegre. Qual a experiência desse cara enquanto técnico? Somente o Grêmio como mais relevante. Mais um exemplo que nos diz o quanto é irrelevante hoje para os clubes contratar um técnico baseado em sua experiência.


Mano Menezes (Cruzeiro) => Muita experiência mas pra mim um técnico trapalhão, um erro gravíssimo chamar este cara para ser técnico da seleção brasileira, parece querer imitar Vanderlei Luxemburgo as vezes por que adora aparecer. Aliás, falando em Vanderlei Luxemburgo, está aí alguém que gostaria que aparecesse no ECV apesar de seus defeitos. Mas, como disse, o clube só tem dirigente frouxo.

Renato Gaúcho (Grêmio) => Já foi técnico do Bahia. Mas, notem que, apesar de ter muita experiência já como técnico de grandes times do sul-sudeste não é visto hoje como opção para a maioria dos times. Acredito que está no Grêmio pela sua altíssima identificação com o clube. Estava parado a mais de 2 anos quando o Grêmio o chamou ano passado e está por lá até hoje.

Paulo Autuori (Atlético-Pr) => Este também não merece comentário algum. No mesmo quilate de Cuca e Abel Braga na minha opinião.

Pachequinho (Coritiba) => Alguém conhece? Talvez como jogador de futebol já que passou aqui na Bahia pelo? Bahia sim senhor. Era um atacante e seu último clube foi o Crisciúma em 1999. Seu último clube como treinador foi? Nenhum. Foi efetivado no Coritiba.

Claudinei Oliveira (Avaí) => Este já passou por aqui. No Vitória em 2015. Um desastre. Foi ex-jogador de futebol assim como outros, mas sua posição era de goleiro. Logo, teremos dois ex-goleiros neste brasileirão. O cara já é técnico do Avaí desde o ano passado. Para mim, um técnico de série B que vai fazer uma experiência na série A.

Vagner Mancini (Chapecoense) => Um cara muito experiente também. Mas já o conhecemos. O Vitória demorou para o demitir ano passado. Por isso que passamos aquele sufoco na minha opinião.

Ney Franco (Sport) => Se não estivesse empregado, seria um nome forte na minha opinião para assumir o ECV. Afinal de contas, na era dos pontos corridos foi o cara que colocou o Vitória no ápice do Futebol do Nordeste com nosso 5º lugar no Brasileirão de 2013.

Conclusão: Diante do exposto e pela escassez de bons nomes, algumas equipes estão preferindo manter seus técnicos pois se analisarem a fundo verão que houve poucas modificações nos times a não ser o Palmeiras que tinha Cuca e depois o próprio Cuca resolveu retornar ao time. O próprio ECB manteve seu técnico de 2016 e o Vitória iria fazer o mesmo não fosse o que aconteceu nas finais do campeonato do nordeste. Vemos nomes totalmente desconhecidos, vemos também que o critério experiência deixou de ter valor no campeonato brasileiro pois iremos notar experiência zero, experiência com times de série B ou C em sua maioria e alguns alçados a condição de técnicos por ter identificação com o clube, por ser funcionário do clube e por outros motivos.

Os técnicos que reconhecemos (minha opinião) como sendo experientes e com nível de série A são muito poucos. Apenas 7. Técnicos que não merecem comentário algum apenas 3 em um universo de 20 equipes (Um pouco mais de 10%). Apesar do Vagner Mancini ter sido demitido ano passado, isso não significa que não venha a ser contratado novamente.

Por isso que não consigo entender exatamente por que esta proteção com o Wesley Carvalho. O que ele teria a menos que essas figuras que coloquei em sublinhado. Para mim nada. Pelo contrário. Acho superior a alguns inclusive. A única especulação que eu faço é que o clube quer proteger o cara do assédio de outras equipes e quer mantê-lo como funcionário do clube. Não tem outra explicação para mim. Espero que seu desempenho seja exemplar nesta primeira partida do brasileirão contra o Avaí e também torço para que Petkovic seja humilde e acate as sugestões de Wesley na condução do time. Ele vai precisar e muito.

Marcos Guimarães – Torcedor do Vitória amigo e colaborador do BLOG 

Autor(a)

Deixe seu comentário