Análise de jogadores – chances de Vitória e Bahia

Caros amigos do blog.  

Assim como ocorreu com o texto analisando os técnicos de todos os times, este destina-se a vermos as reais chances de nossos times diante do plantel de todos os outros times.    A gente dizer que nossos times são fracos sem dizer por que  é analisar no escuro e pior, analisando sem deixar claro por que são fracos, amadores, etc, etc, como se e somente se o campeonato baiano fosse ruim, deficitário, etc, etc, etc. A análise sobre nossas chances será frente aos concorrentes do Sul-Sudeste e do estado de Pernambuco conforme comentário do texto sobre os técnicos, sim, técnicos tem importância fundamental em um time de futebol, de outra forma, não veríamos o nosso técnico da seleção brasileira gastar do próprio bolso para ficar no continente europeu estudando sobre o assunto. 

Sendo assim, e repetindo propositadamente o que já fora dito, analisamos nossas equipes sempre “por baixo” já que somos profundos conhecedores do mundo da bola e sempre demonstramos algum tipo de complexo de vira-latas considerando nossas equipes piores que as outras sem identificar exatamente como estão as outras equipes.


Analisando os jogadores e considerando inicialmente o Esporte Clube Vitória, será que as contratações algumas precoces demais foram válidas ou não? Em relação ao Bahia, será que foi correta a estratégia de aguardar o início do brasileirão para em caso de insucesso ir ao mercado para reforçar o time?  Tentaremos ver posição a posição como estão nossos clubes no campeonato e vamos focar apenas aqueles que consideramos como times intermediários da tabela:

Conclusão para lateral esquerdo:  Vendo esse mini histórico de cada um, será que o problema seria com nossos laterais ou com os clubes?  Sabemos que jogadores de futebol passam por altos e baixos, mas difícil crer que jogadores com experiencia em seleções nacionais sejam piores que aqueles que sequer sabem o que é esta experiência. Que cada um tome suas próprias conclusões.

Conclusão para laterais direitos:  Pelo mini histórico dá para perceber que os laterais dos times baianos não devem absolutamente nada para os outros. Vejo-os até como melhores que a maioria dos listados nesses times.  Importante lembrar que não estão aí os jogadores de todos os clubes, somente aqueles que considero como concorrentes diretos para permanecermos na série A.  Não temos bola de cristal, mas pode ser que algum time de ponta venha a ter um desempenho ruim considerando as estatísticas.

Conclusão Zaga Esquerda:  Se considerarmos apenas o aspecto técnico, o Fred é superior aos companheiros de posição de outros times.  E começou a jogar algumas partidas.  Espero que se recupere para o campeonato.  O Tiago é um bom jogador frente aos outros e mais novo que Durval e Rodrigo.  

Conclusão Zaga Direita:  A minha avaliação é que também não existem diferenças entre os jogadores da Bahia e os de fora e a maioria deles, pra mim são desconhecidos. Não considero os da Bahia como bons.  Mas também não os vejo como inferiores aos aí listados.  As vezes o preparo físico, a raça, a vontade de vencer acabam superando deficiências técnicas.  E veremos essas características aparecerem no campeonato.

Conclusão Meias: Dos jogadores acima, algumas figuras conhecidas como o Fernando Bob que já passou pelo Vitória e Montillo ex-Cruzeirense mas com problemas crônicos de lesão como acontecia com Escudero. Pergunto aos senhores se os jogadores da Bahia amarram as chuteiras dos jogadores desses times?  Com certeza não.   Alguém percebeu jogadores de time de série D servindo a times de série A?

Conclusão Meias, Meias-Atacantes, Atacantes:  A coisa ficou equilibrada.  Já viram onde o gordinho Walter foi parar?   No Atlético-GO e se estiver em forma é um cara que desequilibra. Notamos alguns bons jogadores do passado como Marquinhos com 35 anos e Emerson Sheik com 38.  E daí?   Se estiverem em forma podem dar trabalho?  Com certeza.   O Cleiton Xavier com 32 anos está velho?   Piada dizer isso pois muitos desses jogadores dessa lista já estão na casa dos 30 anos.  Logo, o que pode fazer a diferença?  O preparo físico.  

Esta análise é para ver o quanto nossos jogadores são fracos, ruins, incompetentes perante os outros de nossos concorrentes.  Logo, espero que alguns mudem o foco do jogador para o clube por que é assim que estou interpretando.

Conclusão Meias-Atacantes, Atacantes:  Aqui vejo desvantagem de nossos atacantes frente a jogadores de outros times.  Mas isso não quer dizer que não venham a ser úteis.  Vejo neste setor a maior deficiência de Bahia e Vitória e considerando que nesta análise não estão presentes todos os times, é no setor de ataque que reside minha maior preocupação.

Não analisei goleiros.   Não vi necessidade, porém é claro que os clubes não podem deixar de lado essa posição.   O Vitória não tem maiores preocupações.  Já o Bahia?   É bom ver um goleiro que dê segurança à defesa. Contrataram um aí do Madureira, mas.

De qualquer jeito, é necessário contratar jogadores para o ataque e laterais no caso do Vitória.  No caso do Bahia, mais que evidente que o ataque é a prioridade.   Pode ser que alguns jogadores tidos como fracos e ruins venham a dar resultado nesse campeonato.  Futebol é legal por isso.  Não só a imprevisibilidade dos jogos, mas também em relação aos jogadores.  É esperar para ver.  

Marcos Guimaraes – Amigo e colaborador do BLOG