Caso Victor Ramos: O que pode acontecer na Suíça?

TAS para a maioria dos torcedores, inclusive eu, soa como algo estranho, fora do hábito do tratado, comum e corriqueiro, para outras áreas, TAS pode ser até entendido como Transtorno Afetivo Sazonal, ou seja, o sujeito fica deprimido no inverno e feliz no verão. MAS no futebol, TAS é Tribunal Arbitral do Esporte que regulamenta disputas relativas aos esportes que tem sedes em Lausanne da Suíça, mas pode funcionar também em Nova Iorque e Sydney. No caso VICTOR RAMOS que envolve CBF, Internacional, Vitória, STJD a questão será apreciada na Suíça nesta casa bonita que ilustra essa postagem. E o que pode acontecer neste julgamento. Depois de sentenciado, o caso se encerra ou ainda cabe outros recursos na próxima Corte de Recursos da Suíça? Ou decidiu e está decidido e a longa  pataquada se encerra de forma definitiva? 

O Tribunal pode tirar os pontos do Vitória e reconduzir o Internacional para a Série A, num ato simples assim? Como será este julgamento? Testemunhas, apresentação de provas, advogados “fadados” platéia, jurados, seguranças de lado e de outros? Bom, o vice-presidente do departamento jurídico do clube do Internacional, Gustavo Juchem, em entrevista ao Jornal do POVO de Porto Alegre, esclarece não todos, mais alguns pontos de interesse para nós outros, os leigos e analfabetos nos temas jurídicos veiculado ao futebol deste porte.

Veja ai

O caso da suposta inscrição irregular do atleta Victor Ramos e a possibilidade de retorno do Inter à Série A serão tratados no próximo dia 4 de abril, no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Após o anúncio da data da audiência, o vice-presidente do departamento jurídico do clube, Gustavo Juchem, declarou que o Colorado não entrará com novo recurso em caso de insucesso no TAS.


“Estamos torcendo para que a decisão seja proferida no dia 4, mas dependerá da duração da audiência. Se não houver uma posição na data, será dada imediatamente depois. Em tese, qualquer uma das partes derrotadas poderia buscar recurso na Corte de Recursos da Suíça. De parte do Inter, isso não ocorrerá”, garantiu Juchem.


Conforme Juchem, a única certeza em relação ao julgamento é de que ocorrerão debates orais entre Inter, CBF e Vitória. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não irá se fazer presente na audiência. “O STJD está acompanhando o caso de longe, mas não quer dizer que ele não vai se submeter à decisão que for tomada. O Vitória certamente será comunicado e foi o único a resistir à data”, acrescentou.


Juchem explicou que há quatro possibilidades de resultado no julgamento na Suíça. A primeira delas aponta para a possibilidade de o tribunal entender que não deve analisar o caso. “Uma segunda possibilidade será o tribunal apreciar o processo e entender que o Inter não tem razão. A terceira seria ele (tribunal) dar ganho de causa ao Inter, julgando diretamente a questão e punindo o Vitória por utilizar o atleta Victor Ramos de maneira irregular. O time baiano perderia três pontos por cada partida em que utilizou o jogador e acabaria rebaixado. A quarta alternativa indica a chance do caso voltar ao STJD, que aí seria obrigado a julgar”, observou.


O caso envolve a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na suposta inscrição irregular no Campeonato Brasileiro do zagueiro Victor Ramos, ex-Vitória, atualmente sem clube. Se confirmada a irregularidade, o Inter deverá voltar à Série A do Brasileirão.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário