Guto tem potencial para ser treinador do Bahia em 2017?

Guto tem potencial para ser treinador do Bahia em 2017?

O que vimos em 2016 foi um treinador que chegou com uma missão difícil e que não tinha espaços para erros.

Depois de um torneio de pré-temporada, em que a equipe pouco treinou com bola, pouco praticou situações de jogo ou uma elaboração de um novo esquema com as novas peças que Guto tem mãos, muitos já questionam o trabalho do treinador, foi dito que o mesmo era muito frouxo e que não tinha capacidade de treinar o Bahia. Guto antes do Bahia fez um bom trabalho na Ponte Preta, montou e fazia boa campanha na Chapecoense em 2016 antes de chegar ao Bahia.

O que vimos em 2016 foi um treinador que chegou com uma missão difícil e que não tinha espaços para erros ou experiências. Um desafio sem planejamento, que exigia em um curto espaço de tempo um acesso para a serie A numa equipe grande do nordeste, bicampeão brasileiro, com uma torcida enorme faminta e carente a muito tempo de títulos expressivos, sem falar na falta de bons trabalhos e projetos administrativos e estruturais para voltar a ser uma grande equipe em termos nacionais.

Veio, aceitou o desafio, cumpriu o combinado, teve dificuldades no final do objetivo, porém realizou uma campanha extraordinária em termos de aproveitamento no 2º turno. Mesmo sendo contestado por ter vencido todas as partidas no 2º turno atuando em casa e vencido apenas duas fora, foram exatos 66,67% de aproveitamento no returno ( Equipe de matemática UFMG).

Se o Bahia tem esse mesmo aproveitamento desde o 1º turno, mesmo vencendo poucas fora de casa e as mesmas dentro de casa seriamos campeão ou vice da serie B. Ganhar em casa ou fora não conta na tabela de pontuação, o que conta é aproveitamento, se o Bahia vencer todas em casa na serie A e perder todas fora, somaria 57 pontos, faria a melhor campanha do clube em uma edição de pontos corridos e ficaríamos entre os 6 primeiros.

O teste de Guto é agora em 2017, montando uma equipe, experimentando, usando vários esquemas táticos e encontrando a melhor maneira de atuar durante a temporada. Ele tem tudo esse ano para introduzir sua filosofia de trabalho, e elevar o patamar do esquadrão em termos nacionais. Baiano e Nordeste são os testes para o treinador enfim, recolocar o tricolor em evidência no pais. O time é interessante, tem jogadores de potencial e que pode reerguer a marca e fazer uma campanha interessante no brasileirão.

O tricolor está dando estrutura e bons jogadores ao treinador, com certeza Guto fará um bom trabalho esse ano, paciência, apoio e compreensão é o que todos os torcedores têm que ter nesse momento. Três meses já da para o time ter uma cara e ai quem sabe o futuro pode nos revelar boas surpresas.

Henrique Ferreira – torcedor do Bahia e colaborador do Futebol Baiano. 

Deixe seu comentário

Autor(a)

Redação Futebol Baiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com