Torcida do Bahia se torna Patrimônio Cultural e Imaterial

Torcer para o Esporte Clube Bahia é uma emoção inexplicável e incomparável. A sua fanática e apaixonada torcida já deu muitas provas do amor incondicional que tem pelo clube, uma torcida que presenciou momentos fantásticos como os dois títulos brasileiros diante do Santos de Pelé em 59 e do Inter de Taffarel em 89 valendo por 88, além dos inúmeros Campeonatos Baianos e Copas do Nordeste, no entanto, também amargou seus momentos de crise, sofreu, chorou, caiu, levantou, sempre junto, colado, abraçado ao seu clube de coração. Essa é a nação tricolor, tradicionalmente conhecida pela devoção e amor ao Bahêa, e que acaba de receber uma excelente notícia.

Comecei o texto desta forma para homenagear essa torcida maravilhosa que levou o Bahia de volta a Série A e agora é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Bahia, lei que já era esperada e finalmente foi sancionada pelo governador. A pauta foi proposta em outubro pelo eterno ídolo da camisa 8 tricolor, campeão brasileiro de 88 e atual deputado estadual pelo PCdoB, Bobô, foi votada e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legeslativa da Bahia (AL-BA). Mas somente esta semana tivemos a confirmação oficial após o governador Rui Costa assinar o decreto.

VEJA:

Patrimônio Cultural e Imaterial são práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que passam por geração e geração e seguem sendo recriadas com o passar dos anos, por comunidades e grupos que vivem em função de seu ambiente, assim gerando um sentimento de identidade e continuidade.

Confira na íntegra o texto de decreto assinado pelo governador Rui Costa:

          O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembleia Legeslativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º – Fica reconhecida a torcida do Esporte Clube Bahia como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Bahia, nos termos do art. 216 da Constituição Federal e art. 217 da Constituição do Estado da Bahia.

Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data desta publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 15 de dezembro de 2016.

RUI COSTA

Governador

Bruno Dauster

Secretário da Casa Civil

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário