Análise da arrancada do Bahia rumo ao acesso

Já faz um tempo que a palavra da moda no futebol brasileiro é planejamento, nossos clubes além de contratar técnicos estrategistas, possuem um batalhão de gestores fora de campo para pensar e implementar as novas diretrizes do futebol, sempre visando o médio e longo prazo. Atualmente, não é o salário, a chance de títulos, a Série que se disputa, e a força da torcida que passam pela cabeça do jogador e treinador na hora de aceitar o convite, mas sim a crença no projeto apresentado. 

Enfim, acho isto tudo uma balela da zorra no campo do futebol, pois desconheço qualquer destes projetos citados, além do mais, não tem treinador que resista a 5 derrotas, mesmo que o projeto seja para ser campeão no final do próximo ano. Da mesma forma, nunca vi um jogador abrir mão dos euros dos times de fora em prol do projeto que ele abraçou. 



Entretanto, como esta é palavra da moda, resolvi fazer uma análise da arrancada do Bahia rumo ao acesso por meio da análise da matriz SWOT. A matriz SWOT é uma ferramenta utilizada na elaboração do planejamento estratégico das empresas, ela tem como premissa identificas os pontos fracos e fortes da empresa, e as ameaças e oportunidades que fazem parte do ambiente que a empresa atua. Cruzando estes atributos, é possível elaborar quais as estratégias que devem ser adotadas para se consegui o objetivo, no caso do Bahia, o acesso à Série A.

Ratifico o que já disse várias vezes, não levem à sério o que vocês leem neste blog, mas acredito piamente que o Bahia será capaz de aproveitar suas forças e as oportunidades para superar suas fraquezas e as ameaças que lhe rondam, conseguindo o acesso para a Série A ao final do ano.

Miguel Leite

Miguel Leite – Torcedor do Bahia e parceiro do BLOG

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário