Chef Mundico: Veja no forno, se a batata está assando.

O nosso presidente, que se rotulou de pé quente, depois de triunfos contra o Corinthians e Internacional e pela experiência que tem, com o peso dos anos de vida e de assuntos pertinentes ao futebol, deve saber que não só do verão vivemos. Há frentes frias e deveremos ter o “cobertor” necessário, para nossa proteção. Um pé quente pode ser congelado.

Às vezes, e peço aos rubro-negros desculpas, se imaginam que sou pessimista, ao focar inicialmente a fuga ao rebaixamento. Obviamente, para os atletas, a Diretoria deve impor a esperança na composição do G4, pois ao perseguirmos o máximo conseguiremos o mínimo, um óbvio pensamento. Por isso, que está corretíssima a torcida rubro-negra ao exigir comportamento não para fugir ao rebaixamento, mas para uma participação digna, como correra em 2013, quando chegarmos em quinto.

Como alerta, adotamos a seguinte, digamos, metodologia, para demonstrarmos riscos de rebaixamento, que é o pior tema que nos assusta. Não podemos fugir de uma regra geral, traçada, pelos números dos campeonatos anteriores, ou sejam os clubes que lutam teoricamente contra o rebaixamento, nesta Série A, são: Ponte Preta, Atlético do Paraná, Chapecoense, Figueirense, Santa Cruz, Coritiba, Sport, América de Minas, Botafogo e Vitória (10 clubes)

Se destacarmos, HOJE, exclusivamente a campanha desses clubes, na sua ordem de classificação, teríamos:

O PRIMEIRO ENTRE OS REBAIXÁVEIS: Ponte Preta (8º, 13 pontos)

O SEGUNDO ENTRE OS REBAIXÁVEIS: Santa Cruz (9º, 11 pontos)

O TERCEIRO ENTRE OS REBAIXÁVEIS: Chapecoense (10º, 11 pontos)

O QUARTO ENTRE OS REBAIXÁVEIS: Atlético do Paraná (11º, 10 pontos)

O QUINTO ENTRE OS REBAIXÁVEIS: Figueirense (13º., 9 pontos)

O SEXTO ENTRE OS REBAIXÁVEIS: Vitória (14º, 9 pontos)

O SÉTIMO ENTRE OS REBAIXÁVEIS: Coritiba (15º, 8 pontos)

O OITAVO ENTRE OS REBAIXÁVEIS: Botafogo (16º.8 pontos)

O NONO ENTRE OS REBAIXÁVEIS: Sport (19º, 5 pontos)

DÉCIMO ENTRE OS REBAIXÁVEIS: América MG (20º, 5 pontos)

Entre os dez que disputam o não rebaixamento, o Vitória está no sexto posicionamento. Vejam que o Vitória se encontra distante SOMENTE UM PONTO do atual Z4 e já distante quatro pontos do primeiro que luta contra o rebaixamento. Há reais esperanças, para melhor voo, como também riscos sérios de queda. Vejam a imprevisibilidade nesta área. O normal seria o Vitória perder para os líderes da época Corinthians e Internacional e terminou somando seis pontos. Sem esses, estaria na lanterna. Por outro lado, teria plena condição de vencer o Flamengo, Botafogo e Atlético de MG. Se os vencesse, estaria no G4, em primeiro, com 17 pontos.

Façamos votos que a temperatura do pé de Raimundo Viana seja a mesma do Portela em 2013, mas o SINAL AMARELO ESTÁ ACESO. A irregularidade, nas apresentações do Vitória espelham a necessidade de novos reforços. Plantaram no desejo do torcedor a esperança da abertura da janela para as transferências internacionais. Façamos votos que esta janela seja realmente aberta, pois há reais riscos de abertura da porta dos fundos. Ainda estamos no início, realmente, mas temos que cobrar, cobrar, como a torcida está agindo, pois o torcedor rubro-negro é diferencial, maduro e equilibrado, pois se fossem outros clubes que derrubassem invencibilidade do Internacional e vencesse o poderoso Corinthians, já estariam cantando na Catalunha.

Mundico, Mundico, você teve uma ideia louvável de estar como “Chef” no jantar oferecido aos casais rubro-negros, no dia dos namorados, conforme este blog divulgou e como “Chef” dê uma olhada novamente na cozinha, pois a batata pode estar começando a assar.

Continuo acreditando muito nesta direção, mas há necessidade urgente de contratações. Não podemos facilitar, pois tudo favorece a uma continuidade na Primeira Divisão. Pela entrevista de ontem, o Mancini deixou a entender que está pressionando e agora seria interessante que também todos nós torcedores. Pressão somente aos dirigentes, pois o técnico e atuais atletas não têm culpa, pela carência em determinadas posições. Ao contrário, eles estão lutando, suando. A Diretoria deve saber que é muito menos difícil se manter na Primeira do que sair da Segunda. Não podemos aceitar a desculpa de estarmos no início, mas, no final, esses pontos que se perdem são os que mais fazem falta

Atahualpa – Torcedor do Vitória, amigo e colaborador do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário