Vitória e Bahia: lanterna e vice-lanterna do Brasileiro

A situação dos clubes baianos no Campeonato Brasileiro da Série A, nunca foi tranquila. Entramos sempre para brigar para não cair, e qualquer coisa além disso, é creditado na conta dos lucros não “contabilizados”, são excedentes de um esforço concentrado, digamos.

Um exemplo disso, é a campanha magnífica do Esporte Clube Vitória no ano passado, quando surpreendeu e terminou a competição na quinta posição, enchendo de orgulho, de forma merecida, o torcedor rubro-negro, ainda que era possível entender que o avanço não se sustentaria.

Já o Esporte Clube Bahia, nunca iludiu, durante estes últimos quatro anos na primeira divisão sofreu e impôs sofrimento ao seu torcedor, de forma ininterrupta, com breves e raras pausas na agonia, porém ainda que aos troncos e barrancos, vem sobrevivendo, inclusive, o tricolor bateu o recorde de clubes no Nordeste na primeira divisão.

Este ano, ambos vêm se arrastando na parte baixa da tabela e com os jogos de abertura da décima sétima rodada realizados neste sábado, a situação complicou de vez, com o triunfo do Palmeiras em cima do Coritiba no Pacaembu por 1 x 0, que veio para colocar os clubes baianos irmanados na última e penúltima posições, somando, quando juntos, apenas 30 pontos dos 96 disputados e seis triunfos em 32 jogos. 

Autor(a)

Deixe seu comentário