Copa do Nordeste 2014: Esporte Clube Novo Bahia

Ontem foi a vez do Vitória da Conquista, fora de casa, representar o futebol baiano, fracassou, mas como se trata de uma estréia fora de casa e contra um Santa Cruz que manteve praticamente o mesmo time que conquistou a Série C no passado, o placar não desanima, até porque não retratou exatamente como o jogo se desenvolveu, notadamente no segundo tempo, quando o time baiano foi superior e merecia uma melhor sorte. 

Hoje é o dia do Bahia e, logo depois, o Esporte Clube Vitória, sendo que ambos estreiam na condição de favoritos, junto com o Sport-PE, isto quando o futebol é pensado de primeiro momento por aqueles que não sentem receio de arriscar por descompromisso.

O Bahia entra com uma particularidade importante. Será a estréia do NOVO BAHIA, agora com jogadores e comissão técnica de inteira responsabilidade da nova direção tricolor e, por isto, já pode e deve ser cobrada do mesmo jeito, modo e veemência, como a gestão anterior. Boa administração é aquela que ganha jogo e conquista títulos. Democracia é bom, é fundamental, enche a barriga, mas é preciso o alinhamento perfeito entre a pratica e o discurso, e isto significa VENCER. 

O time, para a temporada de 2014, contratou 12 jogadores (considerando Serjão), perdeu alguns, todos sem importância, exceto Fernandão, que fará falta sem qualquer dúvida. Das contratações, destaque para a chegada de Maxi Biancucchi que, no ano passado, foi um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro, jogando no adversário local, contratação que ganha um peso maior, porque além de reforçar o tricolor, enfraquece o adversário e, claro, ferra o torcedor rubro-negro, medida fundamental e imprescindível para o futebol bipolarizado. 

O Bahia tem um bom histórico dentro da Copa do Nordeste. Mas no ano passado fez feio, envergonhou seu torcedor, quando foi praticamente eliminado dentro de Pituaçu, ao ser goleado pelo ABC por 3 x 0 e, depois disso, ficou pelo meio do caminho, ainda na fase de grupo, findando o torneio em décimo lugar, a sua pior colocação em todos os tempos, em um prenúncio de outros vexames que vieram em dose cavalar no decorrer do Campeonato Brasileiro. No entanto, o clube foi bicampeão da competição e ainda conquistou em duas oportunidades o vice-campeonato, pelo que chegou o momento de vencer novamente. 

O NOVO BAHIA está no Grupo B, onde dois clubes se classificam, junto com Santa Cruz, Vitória da Conquista e CSA. Hoje, além de estrear quatro dos 12 contratados na condição de titulares: Galhardo, Diego Felipe, Branquinho, Rhayner e Hugo (ainda sem confirmação), fará a estréia do treinador Marquinhos Santos no primeiro jogo do ano, diante do CSA, no estádio Rei Pelé, às 16 horas, no horário do Nordeste, em um jogo que, pela fragilidade do adversário, tem a obrigação de vencer.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário